Lealdade aos meios de hospedagem: um estudo com turistas de pousadas de Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Brasil)

Autores/as

  • Márcio Moutinho Abdalla Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Joyce Gonçalves Altaf Instituto Vianna Júnior, Faculdade de Administração de Empresas.
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Karine Weibel Pinto Nóbrega
  • Gilmar Francisco da Cruz Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i1.27767

Palabras clave:

Pousadas, Intenção de Lealdade, Angra dos Reis, Marketing de Serviços.

Resumen

Esta pesquisa quali-quantitativa realizada em 2009 enfocou-se na avaliação das respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados em pousadas no município fluminense de Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Brasil). Por meio de entrevistas diretas e padronizadas e de questionários estruturados, verificaram-se as percepções dos turistas sobre o risco embutido na escolha, o preço pago pelo serviço, a qualidade do serviço, a satisfação para com o serviço recebido e a lealdade daí derivada. Das oito hipóteses propostas, referentes às variáveis preditoras da intenção de lealdade, apenas quatro foram aceitas: a infraestrutura da pousada, o tempo de check in, a predisposição a recomendar o local, e o comprometimento do hóspede para com a organização. Verificou-se que o preço não foi fator preponderante no tocante à intenção de lealdade, sugerindo que clientes leais estão dispostos a pagar preços premium pelos serviços de seus interesses. Confirmou-se que o bom atendimento prediz as intenções de lealdade, embora, neste caso, possa ter sido confundido com impessoalidade, podendo ter interferido nos resultados. Verificou-se que o julgamento das expectativas em relação ao grau de satisfação não exerce poder preditivo frente à intenção de lealdade do turista. Por fim, estabelecem-se recomendações aos atores envolvidos no estudo, especialmente as organizações, e destacam-se as limitações do trabalho.

Biografía del autor/a

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (FCCAMS), Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE-UNESA), Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE). Professor da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais (UFF/ICHS).

Joyce Gonçalves Altaf, Instituto Vianna Júnior, Faculdade de Administração de Empresas.

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Grambery, Especialização em história econômica pela UFJF, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE-UNESA). Professora do Instituto Vianna Júnior, Faculdade de Administração de Empresas.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Professora do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá.

Karine Weibel Pinto Nóbrega

Graduação em Administração pela Uniabeu Centro Universitário. Empresária.

Gilmar Francisco da Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Administração pela Uniabeu Centro Universitário, concluinte em Especialização do curso Gerenciamento de Projetos-Visão PMI pela Universidade Estácio de Sá e Graduando em Tecnologia de Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2013-02-03

Cómo citar

Abdalla, M. M., Altaf, J. G., Troccoli, I. R., Nóbrega, K. W. P., & da Cruz, G. F. (2013). Lealdade aos meios de hospedagem: um estudo com turistas de pousadas de Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.5380/tes.v6i1.27767

Número

Sección

Artigos