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Hospitalidade na Hotelaria de São Paulo (Brasil): a percepção de camareiras cooperadas

Marianne Florian Pirolo, Ricardo de Gil Torres

Resumo


Este artigo teve como objetivo entender como funciona a relação de hospitalidade entre empresa e funcionários terceirizados, mais especificamente os cooperados. Delimitou-se a pesquisa a um departamento de Governança e às camareiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa. A coleta de dados foi realizada, no mês de dezembro de 2011, por meio de entrevista semiestruturada com pessoa responsável por cooperativa e entrevistas semiestruturadas com camareiras cooperadas que trabalham nos hotéis da cidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) e são associadas à cooperativa pesquisada. Foram analisados se a forma de contratação interfere na percepção da hospitalidade; se existe diferença na percepção da hospitalidade quanto à categoria dos hotéis e se as camareiras cooperadas casadas ou solteiras querem ser efetivadas. Os resultados mostraram que as camareiras cooperadas preferem trabalhar em hotéis de luxo, por serem mais bem acolhidas, e preferem continuar trabalhando como cooperadas. Os hotéis poderiam ser mais acolhedores quanto a uniformes, alimentação, recepção e alguns benefícios.


Palavras-chave


Hospitalidade; Cooperativismo; Hotelaria; Terceirização; Camareiras.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i2.27236