Hospitalidade na Hotelaria de São Paulo (Brasil): a percepção de camareiras cooperadas

Autores

  • Marianne Florian Pirolo Uninove
  • Ricardo de Gil Torres Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.27236

Palavras-chave:

Hospitalidade, Cooperativismo, Hotelaria, Terceirização, Camareiras.

Resumo

Este artigo teve como objetivo entender como funciona a relação de hospitalidade entre empresa e funcionários terceirizados, mais especificamente os cooperados. Delimitou-se a pesquisa a um departamento de Governança e às camareiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa. A coleta de dados foi realizada, no mês de dezembro de 2011, por meio de entrevista semiestruturada com pessoa responsável por cooperativa e entrevistas semiestruturadas com camareiras cooperadas que trabalham nos hotéis da cidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) e são associadas à cooperativa pesquisada. Foram analisados se a forma de contratação interfere na percepção da hospitalidade; se existe diferença na percepção da hospitalidade quanto à categoria dos hotéis e se as camareiras cooperadas casadas ou solteiras querem ser efetivadas. Os resultados mostraram que as camareiras cooperadas preferem trabalhar em hotéis de luxo, por serem mais bem acolhidas, e preferem continuar trabalhando como cooperadas. Os hotéis poderiam ser mais acolhedores quanto a uniformes, alimentação, recepção e alguns benefícios.

Biografia do Autor

Marianne Florian Pirolo, Uninove

Graduação em Administração Hoteleira pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (FIA). Especialização em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Professora do Curso de Tecnologia em Hotelaria e Turismo da UNINOVE. Endereço para correspondência: Rua Afonso XIII, 503/22 (Jabaquara). CEP: 04331-030 – São Paulo – SP (Brasil). Telefone: (11) 98389-6990.

Ricardo de Gil Torres, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialização em Administração da Produção pela Fundação Getúlio Vargas – SP (FGV-SP). Doutorado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Endereço para correspondência: Rua Santo Américo, 38/19 (Morumbi). CEP: 05629-020 - São Paulo - SP (Brasil). Telefone: (11) 98354-2376. 

Downloads

Publicado

14-10-2012

Como Citar

Pirolo, M. F., & Torres, R. de G. (2012). Hospitalidade na Hotelaria de São Paulo (Brasil): a percepção de camareiras cooperadas. Turismo E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.27236

Edição

Seção

Artigos