Open Journal Systems

Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil)

Monalisa Freitas Viana

Resumo


O trabalho toma como objeto de estudo a imagem da cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil) forjada, principalmente, em âmbito governamental, e à qual se vinculam fortemente os elementos “sol e mar”. Propõe-se aqui discutir sobre alguns dos diversos aspectos relacionados à produção dessa imagem: as estratégias de city-marketing estimuladas institucionalmente, as intervenções urbanísticas em consonância com esse discurso, bem como suas possíveis implicações socioambientais. Para tanto, fez-se necessário perceber a historicidade da ocupação e das formas de apropriação do ambiente litorâneo da cidade, sendo conveniente ressaltar os processos de “turistificação” e especulação imobiliária. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo aponta para a compreensão de tal imagem como parte de um processo gerador de impactos sobre a configuração e a paisagem da cidade.

Palavras-chave


Turismo; Zona litorânea; Fortaleza (Ceará, Brasil)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.25066