Transporte fluvial e turismo: uma análise das potencialidades dos cânions do rio São Francisco e do atracadouro da Terra Caída em Sergipe (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24766Palavras-chave:
Transporte fluvial, Turismo, Sustentabilidade.Resumo
Esse artigo teve como objetivo apresentar o cenário do Estado de Sergipe (Brasil) frente à utilização dos transportes fluviais, sobretudo para o turismo, tomando como objetos de estudo os cânions do Rio São Francisco e o atracadouro de Porto do Mato. Para tanto, este estudo buscou demonstrar um breve histórico da utilização das vias aquaviárias no Brasil com ênfase no uso dos transportes fluviais. Procurou-se fazer uma discussão sobre a intermodalidade, como meio facilitador para o deslocamento dos turistas, além de expor o potencial de atratividade que os modais podem ter frente aos usuários. Em relação aos atracadouros de Sergipe notou-se que existe uma discrepância entre os destinos que exploram as hidrovias, visto que enquanto os Cânions de Xingó recebem grande fluxo de visitantes e estão com uma infraestrutura turística mais adequada, Porto do Mato possui menor visibilidade turística e não tem infraestrutura. Em ambos os destinos os envolvidos com o trade turístico carecem de melhor capacitação.