Transporte fluvial e turismo: uma análise das potencialidades dos cânions do rio São Francisco e do atracadouro da Terra Caída em Sergipe (Brasil)

Autores

  • Suzana de Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Fernanda Meneses de Miranda Castro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24766

Palavras-chave:

Transporte fluvial, Turismo, Sustentabilidade.

Resumo

Esse artigo teve como objetivo apresentar o cenário do Estado de Sergipe (Brasil) frente à utilização dos transportes fluviais, sobretudo para o turismo, tomando como objetos de estudo os cânions do Rio São Francisco e o atracadouro de Porto do Mato. Para tanto, este estudo buscou demonstrar um breve histórico da utilização das vias aquaviárias no Brasil com ênfase no uso dos transportes fluviais. Procurou-se fazer uma discussão sobre a intermodalidade, como meio facilitador para o deslocamento dos turistas, além de expor o potencial de atratividade que os modais podem ter frente aos usuários. Em relação aos atracadouros de Sergipe notou-se que existe uma discrepância entre os destinos que exploram as hidrovias, visto que enquanto os Cânions de Xingó recebem grande fluxo de visitantes e estão com uma infraestrutura turística mais adequada, Porto do Mato possui menor visibilidade turística e não tem infraestrutura. Em ambos os destinos os envolvidos com o trade turístico carecem de melhor capacitação.

Biografia do Autor

Suzana de Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista do Programa de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fernanda Meneses de Miranda Castro, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. Graduação em Administração pela Universidade Católica do Salvador. Especialização em Educação pela Faculdade Visconde de Cairu. Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2011-10-23

Como Citar

Rodrigues, S. de M., & Castro, F. M. de M. (2011). Transporte fluvial e turismo: uma análise das potencialidades dos cânions do rio São Francisco e do atracadouro da Terra Caída em Sergipe (Brasil). Turismo E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24766

Edição

Seção

Artigos