O Turismo no Quarteirão Jorge Amado, Ilhéus (Bahia, Brasil): integrar é preciso

Autores

  • Edivasco dos Reis Carneiro
  • Renata Coppieters Oliveira de Carvalho
  • Idevaldo José dos Santos
  • Mayne da Silva Santos
  • Natanael Reis Bomfim

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i1.21382

Palavras-chave:

Turismo, Cultura, Planejamento, Quarteirão Jorge Amado, Ilhéus

Resumo

O Quarteirão Jorge Amado (QJA), circuito turístico de Ilhéus (Bahia), apresenta-se como um importante atrativo turístico local. Assim, o artigo objetivou apreender a percepção dos atores sociais envolvidos com a atividade turística no QJA acerca da utilização dos atrativos presentes nesse espaço. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e os sujeitos foram escolhidos por amostragem não-probabilística intencional. A partir dos resultados obtidos, identificou-se que a falta de integração entre os diferentes atores desse espaço turístico correspondeu ao maior agravante para que as suas potencialidades não tivessem um total aproveitamento. Nesse sentido, propõe-se a criação de um calendário único para as atividades realizadas por esses atrativos. Visto o exposto, espera-se contribuir, de forma inicial, com a possibilidade de uma maior integração entre os atores envolvidos na atividade turística do local pesquisado; promovendo, por sua vez, a sustentabilidade socioambiental, cultural e turística do mesmo.

Biografia do Autor

Edivasco dos Reis Carneiro

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Renata Coppieters Oliveira de Carvalho

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialização em Interpretação do Patrimônio com Comunidades pela Faculdade de Turismo da Bahia (FACTUR). Mestranda em Cultura e Turismo (UESC). Professora do Curso de Turismo da UNEB Campus XVIII – Eunápolis (Bahia).

Idevaldo José dos Santos

Graduação em Comunicação Social Rádio e TV (UESC). Especialização em Economia de Empresas (UESC). Mestrando em Cultura e Turismo (UESC).

Mayne da Silva Santos

Graduação em Turismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade Santo Agostinho. Mestranda em Cultura e Turismo (UESC).

Natanael Reis Bomfim

Graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Educação pela Universidade de Montreal (Canadá). Professor das disciplinas: Planejamento Sustentável do Turismo no Mestrado de Cultura e Turismo e Cartografia Temática na Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UESC).

Downloads

Como Citar

Carneiro, E. dos R., de Carvalho, R. C. O., dos Santos, I. J., Santos, M. da S., & Bomfim, N. R. (2011). O Turismo no Quarteirão Jorge Amado, Ilhéus (Bahia, Brasil): integrar é preciso. Turismo E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.5380/tes.v4i1.21382

Edição

Seção

Artigos