A QUEDA DO MURO DE BERLIM: UM ESTUDO COM FONTES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Carlos Federico Domínguez Avila Centro Universitário Unieuro (Unieuro)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31653

Palabras clave:

República Democrática da Alemanha, Berlim, Guerra Fria, reunificação alemã, República Federal da Alemanha

Resumen

O artigo explora os acontecimentos que resultaram na queda do muro de Berlim, bem como algumas dassuas mais importantes conseqüências, inclusive no que diz respeito à reunificação alemã, em 1990. O textoutiliza prioritariamente fontes primárias resgatadas no Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exterioresdo Brasil – após vários anos de resguardo legal. Também são utilizadas fontes secundárias – isto é,literatura especializada na temática publicada no Brasil e no exterior. Analiticamente o artigo constata atranscendental relevância da queda do muro de Berlim e eventos subseqüentes, tanto na própria Alemanha,quanto na Europa e no mundo. Nessa linha, o texto alude ao colapso político e econômico da RepúblicaDemocrática da Alemanha (RDA), aos atores fundamentais que levaram ao esboroamento do muro, aoscondicionantes domésticos, inter-alemães, europeus e globais que incidiram no processo de reunificaçãoda nação alemã e aos dilemas específicos da cidade de Berlim no contexto geral da reunificação germânica.O trabalho inclui uma pós-data de novembro de 2009, em que se comenta brevemente as comemorações dovigésimo aniversário da queda do muro de Berlim.

Biografía del autor/a

Carlos Federico Domínguez Avila, Centro Universitário Unieuro (Unieuro)

Carlos Federico Domínguez Avila (cdominguez_unieuro@yahoo.com.br) é Doutor em História pelaUniversidade de Brasília (UnB) e Professor do Centro Universitário Unieuro (Unieuro).

Cómo citar

Avila, C. F. D. (2010). A QUEDA DO MURO DE BERLIM: UM ESTUDO COM FONTES BRASILEIRAS. Revista De Sociologia E Política, 18(37). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31653

Número

Sección

Dossiê Relações Internacionais: Novos Temas e Agendas