A ODISSÉIA DA REAPROPRIAÇÃO: A OBRA DE MOULOUD MAMMERI
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i26.8107Palavras-chave:
poetry, ethnology, Homer, symbolic domination, Mouloud Mammeri, Magrebe, poesia, Etnologia, Homero, dominação simbólica, poésie, ethnologie, Homère, domination symboliqueResumo
Este artigo reproduz uma conferência de Pierre Bourdieu sobre a obra do escritor e antropólogo argelino
Mouloud Mammeri. O texto de Bourdieu foi lido in absentia no colóquio realizado em Argel sobre “Adimensão magrebina da obra de Mouloud Mammeri”. O Autor compara a relação de Mammeri com o
Magreb, região do Norte da África, como uma “odisséia”, na qual essa peregrinação comporta dois momentos.
O primeiro, de afastamento da cultura nativa, em direção à cultura universal universitária. O segundo, de
reapropriação da cultura de origem através da investigação etnológica e de suas pesquisas sobre os
antigos poetas cabilas. A descoberta de Homero e o investimento no trabalho etnológico sobre sua terra
natal permitem a Mammeri ligar as duas pontas dessa viagem, graças ao resgate da cultura renegada
através da cultura que impôs sua negação. O fim desse percurso equivale à confrontação com uma das
modalidades da dominação simbólica, que é a vergonha de si.
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