Open Journal Systems

Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado

Bruno Fernando da Silva, Ricardo Dantas Gonçalves

Resumo


RESUMO Introdução: Este artigo trata do financiamento de campanhas no Brasil. Embora não faltem evidências de que as arrecadações de campanha estão associadas ao sucesso eleitoral, pouco se sabe sobre o quanto a intenção de voto pode afetar o montante arrecadado pelos candidatos. Nosso objetivo é investigar este fenômeno. Materiais e Métodos: A análise empírica foi realizada com dados de prestações de contas eleitorais dos 134 candidatos ao Senado Federal em 2014 e com resultados de pesquisas de intenção de voto do instituto IBOPE. Utilizamos como ferramentas de análise estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados atestam o impacto positivo das intenções de voto aferidas nas sondagens pré-eleitorais e do apoio do governador sobre as arrecadações totais. Já ser mandatário e candidato à reeleição (incumbency) foi um fator ineficaz para a explicação de quase todas as receitas. Discussão: Em virtude da associação encontrada entre intenção de voto e financiamento eleitoral, alertamos para a necessidade de considerar a existência de endogenia na relação entre dinheiro e voto nas disputas majoritárias, visto que as variáveis são mutuamente afetadas. Além disso, sugerimos que a relação entre viabilidade do candidato e financiamento eleitoral reafirma a ideia de que os doadores agem de maneira estratégica ao definir quais candidatos devem apoiar. Nesse sentido, doadores optam por candidaturas viáveis que contam com apoios políticos relevantes e oferecem, assim, menos riscos de derrota.

PALAVRAS-CHAVE: financiamento de campanhas; expectativa de vitória; pesquisas eleitorais; Senado; eleições de 2014.

 

Voting intention polls impact campaign revenues: the correlation of expectation of victory and campaign

finance in Senate disputes

ABSTRACT Introduction: The article is on campaign financing in Brazil. Although there is no lack of evidence corroborating the association between campaign fund raising and electoral success, little is known about how much the intention to vote can affect the amount of resources gathered by the candidate. Our purpose is to investigate this subject. Materials and Methods: Empirical analyses was carried out based on data on electoral accountability from 134 candidates to Federal Senate in 2014 and on polling research made by IBOPE. As analytical tools, we use descriptive statistics and multiple linear regression. Results: The results attest to the positive impact of the voting intentions obtained in the pre-electoral polls and the support of the governor on the total amount raised. Being an incumbent, on its turn, was ineffective in explaining almost all the funding. Discussion: Due to the association found between the intention to vote and electoral financing, we warn of the need to consider the existence of endogeneity in the relationship between money and voting in the majority elections, since the variables are mutually affected. In addition, we suggest that the relationship between candidate viability and electoral funding reaffirms the idea that donors act strategically in defining which candidates to support. In this sense, donors choose viable candidacies that have relevant political support and thus offer less risk of defeat.

KEYWORDS: Campaign finance; Expectation of victory; Election polls; Senate; Brazilian general elections of 2014.


Texto completo:

PDF