A BURGUESIA CONTRA O ESTADO? CRISE POLÍTICA, AÇÃO DE CLASSE E OS RUMOS DA TRANSIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i04-05.39361Resumo
Este artigo discute as lutas burguesas contra a “estatização” (1975/1976) e pela “democracia” (1977/1978) e suas relações com as transformações do aparelho do Estado no Brasil p ós-1974. Meu objetivo aqui é determinar em que sentido a modificação de certos formatos organizacionais promovidos pelo governo Geisel (1974/1979) alterou significativamente o sistema corrente de representação de interesses “privados”, baseados no corporativismo, e sua relação com os conflitos políticos do período da “distensão” e da “abertura”.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.