COMUNIDADE CINDIDA: DISSENSÃO E CONFLITO EM CURITIBA NA II GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i09.39302Resumo
Este trabalho tem como tema as tensões envolvendo os chamados “súditos do Eixo” — imigrantes e descendentes de alemães, italianos e japoneses — e a população “originalmente” brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, em Curitiba. O que, em princípio, seria uma perseguição aos adeptos do nazismo pelo Estado Novo, acabou por estender-se a todo o contingente imigratório, levando a “comunidade nacional” a exercer também ostensivo controle sobre os supostos conspiradores. A análise desse objeto pretendeu observar de que forma o discurso jornalístico, as represálias governamentais, bem como as atitudes coletivas durante esse período, estimularam não só um debate em torno da idéia de nação e nacionalidade como redefiniram as fronteiras de identidade e sociabilidade entre os habitantes citadinos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.