Open Journal Systems

QUE É GUETO? CONSTRUINDO UM CONCEITO SOCIOLÓGICO

Loïc Wacquant

Resumo



Ao invés de produzirem um conceito analiticamente robusto de gueto, as Ciências Sociais utilizam o
termo de maneira descritiva, não raro lhes conferindo significados do senso comum emprestados das
sociedades em que o fenômeno é identificado. A partir da produção historiográfica sobre a diáspora judaica
na Europa renascentista, da Sociologia da experiência negra na metrópole fordista dos EUA e da
Antropologia da marginalidade étnica na Ásia Oriental, este artigo constrói um conceito relacional de
gueto como um instrumento bifacetado [Janus faced] de cercamento e controle etno-racial. Por meio desse
procedimento, o gueto revela-se como um dispositivo sócio-organizador composto de quatro elementos
(estigma, limite, confinamento espacial e encapsulamento institucional) que emprega o espaço para
reconciliar seus dois propósitos contraditórios: exploração econômica e ostracismo social. O gueto não é
uma área natural, produto da história da migração (como Louis Wirth defendia), mas sim uma forma
especial de violência coletiva concretizada no espaço urbano. A articulação do conceito de gueto possibilita
o desvelamento da relação entre guetização, pobreza urbana e segregação, assim como o esclarecimento
das diferenças estruturais e funcionais entre guetos e aglomerações étnicas. Esse proceder também possibilita
que realcemos o papel do gueto como matriz e incubador simbólico da produção de uma identidade maculada,
indicando que seu estudo seja feito por analogia a outras instituições voltadas para o confinamento forçado
de grupos despossuídos e desonrados como o campo de refugiados, a reserva e a prisão.

WHAT IS A GHETTO? BUILDING A SOCIOLOGICAL CONCEPT

Abstract


Rather than producing an analytically robust concept of ghetto, the social sciences have used the
term descriptively, not rarely attributing to it the common sense meaning that it is given in the societies
where the phenomenon is identified. Through the historiographic production on the Jewish diaspora
in renaissance Europe, the sociology of black experience in the Fordist metropoles of the USA, and
the anthropology of ethnic marginality in East Asia, this article constructs a relational concept of the
ghetto as a Janus- faced instrument of enclosure and etho-racial control. Through this procedure, the
ghetto reveals itself to be a socio-organizational device that is made up of four elements (stigma,
boundaries, spatial confinement and institutional encapsulation) that use space to reconcile its two
contradictory goals: economic exploitation and social ostracism. The ghetto is not a natural area
produced by the history of migration (as Louis Wirth argued) but a special form of collective
violence concretized in urban space. The articulation of the concept of the ghetto makes it possible
to reveal the relationships between ghettoization, urban poverty and segregation, as well as clarifying
the structural and functional differences between ghettos and ethnic agglomerations. This way of
proceeding also makes it possible to highlight th role of the ghetto as matrix and symbolic incubator
for the production of a tainted identity, indicating that its study can be carried out through analogy to other institutions oriented toward the forced confinement of dispossessed and dishonored groups
such as refugee camps and prisons.

QUEST-CE QUE LE GHETTO? LA CONSTRUCTION DUN CONCEPT SOCIOLOGIQUE

Résumé


Au lieu de produire un concept analytiquement solide de «ghetto», les Sciences Sociales utilisent le terme de façon descriptive, et souvent elles lui attribuent des significations originaires du sens commum
des sociétés où le phénomène est repéré. A partir de la production historiographique sur la diaspora
juive en Europe renaissante, de la Sociologie de lexpérience noire dans la métropole fordiste des Etats-
Unis et de lAnthropologie de la marginalité ethnique en Asie Orientale, cet article construit un concept
relationnel de ghetto comme un instrument biseauté [Janus faced] denfermement et de contrôle
ethno-racial. Par lintermédiaire de ce procédé, le ghetto est vu comme un dispositif socio-organisateur
composé de quatre éléments (stigmate, limite, enfermement spatial et mise en capsule institutionnelle)
qui se sert de lespace pour réunir ses deux propos opposés: exploitation économique et ostracisme
social. Le ghetto nest pas un «espace naturel», résultat «de lhistoire de la migration» (comme Louis
Wirth prônait), mais une forme spéciale de violence collective accomplie dans un espace urbain.
Larticulation du concept de ghetto favorise le dévoilement de la relation entre «la mise en ghetto», la
pauvreté urbaine et la ségrégation, ainsi que léclaircissement des différences structurales et fonctionnelles
entre ghettos et agglomérations ethniques. Ce démarche permet également que nous soulignions le rôle
du ghetto comme la matrice et le générateur symbolique de la production dune identité maculée, pour
que son étude soit faite par analogie à dautres institutions tournées vers lenfermement de groupes de
dépossédés et deshonorés comme le camp de réfugiés, la réserve et la prison.


Palavras-chave


gueto; conceituação; cercamento etno-racial; controle social; ghetto; concept-building; ethno-racial enclosure; social control; ghetto ; conceptualisation ; enfermement ethno-racial ; contrôle social.

Texto completo:

PDF