Origens dos instrumentos de formação da política comercial norte-americana
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v20i0.3631Palavras-chave:
Estados Unidos, política de comércio exterior, livre-comércio, protecionismo, Congresso norte-americano. United States, foreign trade policy, free trade, protectionism, US Congress. Etats-Unis, politique de commerce extérieur, libre-échange, protectioResumo
O objetivo do artigo é demonstrar a existência de evidências históricas que permitem estabelecer relações entre os conceitos de livre-comércio e protecionismo, ambos utilizados na política de comércio exterior dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, busca evidenciar a importância da legislação e dos princípios formulados nesse país e seu papel explicativo nas motivações da estrutura do comércio internacional após 1945. Esse papel explicativo contribui decisivamente para a compreensão das rodadas de negociações do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) até a criação da OMC (Organização Mundial de Comércio) em 1995. Do mesmo modo, demonstram-se as razões pelas quais o comércio internacional nos Estados Unidos é, além de questão de Estado, questão da sociedade.
Abstract
The purpose of this article is to demonstrate the existence of historical evidence that allows us to establish relationships between the concepts of free trade and protectionism, which are both used in US foreign trade policy, At the same, it seeks to demonstrate the importance of legislation and of the principles formulated in that country, as well as their role in explaining the motivation behind the structure of international trade after 1945. This explanatory role contributes decisively toward our understanding of the successive rounds of GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) negotiations until the creation of the World Trade Organization (WTO) in 1995. Furthermore, it shows why US foreign trade is, beyond a matter of the State, a matter of society.
Résumé
L'objectif de cet article est de montrer l'existence de traces historiques permettant de lier les concepts de libre-échange et protectionnisme, tous les deux employés dans la politique de commerce extérieur des Etats-Unis. Parallèlement, on cherche à souligner l'importance de la législation et des principes formulés dans ce pays et leur rôle explicatif concernant les motivations de la structure du commerce international après 1945. Ce rôle a en effet contribué à qu'on puisse mieux comprendre les tournées de négociations du GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) jusqu'à la création de l'OMC (Organisation Mondiale du Commerce), en 1995. On traite également des raisons pour lesquelles le commerce international aux Etats-Unis est non seulement une question d'Etat mais encore une question de la société.
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