MERCADO, TRANSAÇÃO E LAÇOS SOCIAIS: A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA

Autores

  • Philippe Steiner Universidade de Paris IV (França)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v20i42.31816

Palavras-chave:

mercado, transações comerciais, transações não-comerciais, dádiva, Sociologia Econômica, transplante de órgãos

Resumo

O presente artigo discute algumas concepções sobre o mercado, a partir da perspectiva da Nova SociologiaEconômica; em particular, trata das diferentes relações sociais de troca, procurando distinguir aquelasque são do mercado (comerciais) daquelas que não o são. Nesse sentido, entre outros elementos, as trocascomerciais – conforme definidos pelas teorias econômicas clássica e neoclássica – são reguladas pelospreços, caracterizadas pela impessoalidade e potencial anonimato e, nos recentes termos de André Orléan,pelas hipóteses conexas da “nomenclatura” e da “previsibilidade perfeita”. Já as trocas que não seincorporam ao mercado compreendem o enorme espectro de relações sociais que envolvem interações eintercâmbios materiais, afetivos, intelectuais, mas de que estão ausentes os elementos anteriores; emoutras palavras, além de não se verificarem as hipóteses da nomenclatura e da previsibilidade perfeita, asrelações não são reguladas pelo sistema de preços e nelas há (possivelmente) contatos afetivos; umimportante caso de troca não-comercial é o da dádiva. Para ilustrar essas diversas diferenças, apresentaseo caso dos sistemas de doações de órgãos, em que se evidencia a impropriedade de assimilar as trocastout court às relações comerciais.

Biografia do Autor

Philippe Steiner, Universidade de Paris IV (França)

Philippe Steiner (Philippe.Steiner@paris-sorbonne.fr) é professor de Sociologia na Universidade deParis IV (França).

Downloads

Como Citar

Steiner, P. (2012). MERCADO, TRANSAÇÃO E LAÇOS SOCIAIS: A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA. Revista De Sociologia E Política, 20(42). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i42.31816

Edição

Seção

Artigos Originais