MERCADO, TRANSAÇÃO E LAÇOS SOCIAIS: A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v20i42.31816Palavras-chave:
mercado, transações comerciais, transações não-comerciais, dádiva, Sociologia Econômica, transplante de órgãosResumo
O presente artigo discute algumas concepções sobre o mercado, a partir da perspectiva da Nova SociologiaEconômica; em particular, trata das diferentes relações sociais de troca, procurando distinguir aquelasque são do mercado (comerciais) daquelas que não o são. Nesse sentido, entre outros elementos, as trocascomerciais – conforme definidos pelas teorias econômicas clássica e neoclássica – são reguladas pelospreços, caracterizadas pela impessoalidade e potencial anonimato e, nos recentes termos de André Orléan,pelas hipóteses conexas da “nomenclatura” e da “previsibilidade perfeita”. Já as trocas que não seincorporam ao mercado compreendem o enorme espectro de relações sociais que envolvem interações eintercâmbios materiais, afetivos, intelectuais, mas de que estão ausentes os elementos anteriores; emoutras palavras, além de não se verificarem as hipóteses da nomenclatura e da previsibilidade perfeita, asrelações não são reguladas pelo sistema de preços e nelas há (possivelmente) contatos afetivos; umimportante caso de troca não-comercial é o da dádiva. Para ilustrar essas diversas diferenças, apresentaseo caso dos sistemas de doações de órgãos, em que se evidencia a impropriedade de assimilar as trocastout court às relações comerciais.Downloads
Como Citar
Steiner, P. (2012). MERCADO, TRANSAÇÃO E LAÇOS SOCIAIS: A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA. Revista De Sociologia E Política, 20(42). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i42.31816
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.
