CATEGORIAS SÓCIO-PROFISSIONAIS, TITULAÇÃO ESCOLAR E DISPUTAS ELEITORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31782Palavras-chave:
eleições, posição social, seleção social, titulação escolar, política e carisma de função, processos eleitorais e investimentos financeirosResumo
O artigo expõe resultados da análise das relações entre recursos de posição social, investimentos financeirosem campanhas e resultados em disputas eleitorais de diferentes níveis. Foram incluídos os candidatos àseleições municipais de 2004 e gerais de 2006. No que tange aos recursos de posição social, foramexaminadas particularmente as associações com a condição profissional e com a titulação escolar. Foramexaminados também os efeitos da ocupação prévia de cargos eletivos. Conforme a hipótese geral perseguida,por um lado, ocorre um processo de concentração nas categorias ocupacionais que representam posiçãosocial mais alta e mais fortemente associada à titulação escolar mais valorizada na medida em que o cargoem disputa é hierarquicamente mais elevado. Além disso, nas disputas para cada cargo os efeitos dessesrecursos estão presentes nas chances de sucesso ou fracasso eleitoral. Por outro lado, além dos recursosassociados à ocupação e ao grau de escolarização, na medida em que o cargo em disputa é mais elevadoe as chances de sucesso são mais altas, também cresce o peso do “carisma de função” decorrente daocupação prévia de cargos eletivos.Downloads
Como Citar
Coradini, O. L. (2012). CATEGORIAS SÓCIO-PROFISSIONAIS, TITULAÇÃO ESCOLAR E DISPUTAS ELEITORAIS. Revista De Sociologia E Política, 20(41). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31782
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Artigos Originais
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