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CATEGORIAS SÓCIO-PROFISSIONAIS, TITULAÇÃO ESCOLAR E DISPUTAS ELEITORAIS

Odaci Luiz Coradini

Resumo


O artigo expõe resultados da análise das relações entre recursos de posição social, investimentos financeirosem campanhas e resultados em disputas eleitorais de diferentes níveis. Foram incluídos os candidatos àseleições municipais de 2004 e gerais de 2006. No que tange aos recursos de posição social, foramexaminadas particularmente as associações com a condição profissional e com a titulação escolar. Foramexaminados também os efeitos da ocupação prévia de cargos eletivos. Conforme a hipótese geral perseguida,por um lado, ocorre um processo de concentração nas categorias ocupacionais que representam posiçãosocial mais alta e mais fortemente associada à titulação escolar mais valorizada na medida em que o cargoem disputa é hierarquicamente mais elevado. Além disso, nas disputas para cada cargo os efeitos dessesrecursos estão presentes nas chances de sucesso ou fracasso eleitoral. Por outro lado, além dos recursosassociados à ocupação e ao grau de escolarização, na medida em que o cargo em disputa é mais elevadoe as chances de sucesso são mais altas, também cresce o peso do “carisma de função” decorrente daocupação prévia de cargos eletivos.

Palavras-chave


eleições; posição social; seleção social; titulação escolar; política e carisma de função; processos eleitorais e investimentos financeiros

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