A POLITICA ENERGÉTICA BRASILEIRA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: ENERGIA E CONFLITOS DE UM ESTADO EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • José Alexandre Altahyde Hage Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31774

Palavras-chave:

poder nacional brasileiro, globalização, política internacional, energia

Resumo

O texto tem o intuido de demonstrar que a globalização não tem contribuído amplamente para a vantagemdos estados em desenvolvimento devido à dificuldade que eles têm em construir seu poder nacional. Nessecaso, a própria globalização pode ser utilizada como meio de concentrar influência nos estadosindustrializados, dificultando o relacionamento entre os dois lados. O intuito do texto é também examinarcomo essas questões correspondem ao papel que o Brasil poderá representar como produtor de etanol epetróleo em grande escala. Por fim, o artigo procura compreender em que medida o país poderá transformarseem um importante produtor de energia e, ao mesmo tempo, construir seu poder nacional na era daglobalização.

Biografia do Autor

José Alexandre Altahyde Hage, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

José Alexandre Altahyde Hage (alexandrehage@hotmail.com) é Doutor em Ciência Política pelaUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor de Política Internacional na UniversidadeFederal de São Paulo (Unifesp).

Downloads

Como Citar

Hage, J. A. A. (2012). A POLITICA ENERGÉTICA BRASILEIRA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: ENERGIA E CONFLITOS DE UM ESTADO EM DESENVOLVIMENTO. Revista De Sociologia E Política, 20(41). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31774

Edição

Seção

Artigos Originais