LUTA SOCIAL POR RECONHECIMENTO: DILEMAS E IMPASSES NA ARTICULAÇÃO PÚBLICA DO DESRESPEITO

Autores

  • Tereza Ventura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v19i40.31733

Palavras-chave:

imputabilidade moral e social, formação da identidade, relações jurídicas, Axel Honneth

Resumo

O artigo faz uma reconstrução da teoria de Honneth sobre o reconhecimento da imputabilidade moral esocial e sua complexa articulação com a formação da identidade e de seus estados de luta. Mostra-se ainter-relação entre a comunidade de valores e as condições morais das relações jurídicas. Ou seja, osideais de justiça e os critérios pelos quais os grupos sociais avaliam moralmente o seu meio social estãomais presentes no sentimento de desrespeito do que em uma formulação racional e crítica aos princípios devalor vigente. O desafio que se coloca é se essas zonas de conflito normativo são capazes de atingir avisibilidade e o potencial de articular e coordenar uma luta social que integre os meios semânticos,simbólicos, materiais e imateriais para além das redes emotivas e morais por em que circulamcotidianamente, sem que se deixem cooptar politicamente ou se traduzir publicamente por uma semânticainadequada a suas pretensões de reconhecimento.

Biografia do Autor

Tereza Ventura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Tereza Ventura (mtventura@esdi.uerj.br) é Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo(USP) e Professora de Sociologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Como Citar

Ventura, T. (2011). LUTA SOCIAL POR RECONHECIMENTO: DILEMAS E IMPASSES NA ARTICULAÇÃO PÚBLICA DO DESRESPEITO. Revista De Sociologia E Política, 19(40). https://doi.org/10.5380/rsp.v19i40.31733

Edição

Seção

Artigos Originais