MORTES POR AGRESSÃO EM PERNAMBUCO E NO BRASIL: UM ÓBICE PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA

Autores

  • José Maria Nóbrega Jr. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Jorge Zaverucha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Enivaldo Rocha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v19i40.31706

Palavras-chave:

democracia, mortes por agressão, homicídios, instituições coercitivas, accountability

Resumo

No Brasil as taxas de homicídios alcançaram índices alarmantes. A maioria das análises em CiênciaPolítica negligencia a relação entre violência e qualidade da democracia. O Index of Democracy do TheEconomist Unit (2008) avaliou o Brasil como sendo um país de elevada pontuação no indicador deliberdades civis. Levou em consideração aspectos dos direitos civis que ignoram os homicídios. Isso fezcom que a conceituada revista inglesa chegasse à equivocada conclusão que o Brasil teria níveis dedireitos civis acima de países como os Estados Unidos e o Reino Unido. O cerne deste trabalho está emanalisar a qualidade da democracia brasileira tendo como um de seus critérios avaliativos o indicador dehomicídio. A variável dependente é a qualidade da democracia e a variável independente, as taxas demorte por agressão em Pernambuco. Para medir-se a democracia avaliou-se o papel de suas instituiçõescoercitivas na falta de contenção de homicídios praticados em Pernambuco. O resultado da análise inferiuserem, os altos números de homicídios, um óbice à consolidação da democracia no Brasil.

Biografia do Autor

José Maria Nóbrega Jr., Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

José Maria Nóbrega Jr. (jmnobrega@ufcg.edu.br) é Doutor em Ciência Política pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE) e Professor Adjunto do Centro de Desenvolvimento Sustentável doSemiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Jorge Zaverucha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Jorge Zaverucha (jorgezaverucha@uol.com.br) é Doutor em Ciência Política pela Universidade deChicago (Estados Unidos) e Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE).

Enivaldo Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Enivaldo Rocha (e-rocha@ufpe.br) é Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) eProfessor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Como Citar

Nóbrega Jr., J. M., Zaverucha, J., & Rocha, E. (2011). MORTES POR AGRESSÃO EM PERNAMBUCO E NO BRASIL: UM ÓBICE PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA. Revista De Sociologia E Política, 19(40). https://doi.org/10.5380/rsp.v19i40.31706

Edição

Seção

Dossiê Crime, Segurança e Intituições Estatais: Problemas e Perspectivas