PROSOPOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v19i39.31689Palavras-chave:
prosopografia, pesquisa histórica, Teoria Sociológica, teoria das elites, metodologia de pesquisaResumo
O artigo faz uma apresentação geral da metodologia de pesquisa prosopográfica. Em primeiro lugar, faz-seuma revisão histórica dos primeiros esforços prosopográficos propriamente ditos, distinguindo as escolaselitista, de caráter mais individualizante, e a sociológica, de caráter mais coletivo. Na seqüência, osprecursores do método são apresentados, seguidos de alguns dos mais importantes trabalhos iniciais: aspesquisas historiográficas de Charles Beard e de Lewis Namier e a sociológica de Robert Merton. Emseguida, o autor comenta alguns dos principais problemas encontrados no uso acrítico da prosopografia:a ausência de dados adequados; erros nas classificações dos dados; erros nas interpretações dos dados;problemas na interpretação teórica dos dados. A identificação desses problemas não visa a negar aimportância da prosopografia, mas a esclarecer quais os perigos que um uso descuidado dela podemacarretar; dessa forma, em seguida se apresentam alguns dos mais importantes resultados contemporâneosobtidos com a prosopografia, tomando como referência as pesquisas inglesas. Por fim, o autor comenta oquadro geral dos estudos prosopográficos contemporâneos, indicando sua situação nos Estados Unidos ena França, bem como as possibilidades e os perigos que a introdução do computador na prosopografiatrazem para a prática historiográfica.Downloads
Como Citar
Stone, L. (2011). PROSOPOGRAFIA. Revista De Sociologia E Política, 19(39). https://doi.org/10.5380/rsp.v19i39.31689
Edição
Seção
Textos Fundamentais
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.
