MAX WEBER: DEMOCRACIA PARLAMENTAR OU PLEBISCITÁRIA?

Autores

  • Carlos Eduardo Sell Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31657

Palavras-chave:

Weber, democracia, parlamentarismo, presidencialismo, instituições, racionalidade

Resumo

Em seus últimos escritos políticos, Weber debateu com intensidade os desafios colocados para a Alemanhanaquele momento histórico. Acompanhando o final do II Império e os primeiros passos da República deWeimar, o autor transitou da preferência por um modelo parlamentar de democracia para sua varianteplebiscitária. O presente trabalho retoma essa discussão e busca situá-la no contexto da evolução políticado pensamento de Weber. Ao mesmo tempo, busca-se reconstruir a argumentação weberiana destacando opapel que a temática das instituições, da democracia e da racionalidade ocupam em sua avaliação dosmodelos parlamentar e plebiscitário da democracia. Na parte final, o esquema anterior é retomado parasugerir uma agenda teórica que evidencie as possibilidades e atualidade das problemáticas contidas nasociologia política que emerge dos escritos político-conjunturais de Weber.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sell, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Carlos Eduardo Sell (sell@cfh.ufsc.br) é Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal deSanta Catarina (UFSC) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da mesmainstituição.

Downloads

Como Citar

Sell, C. E. (2010). MAX WEBER: DEMOCRACIA PARLAMENTAR OU PLEBISCITÁRIA?. Revista De Sociologia E Política, 18(37). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31657

Edição

Seção

Artigos Originais