MÁS NOTÍCIAS: A COBERTURA DO JORNAL ESTADO DE MINAS E A IMAGEM PÚBLICA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (1999-2003)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31642Palavras-chave:
comunicação política, imagem pública, inovação institucionalResumo
O artigo examina a cobertura do jornal Estado de Minas sobre a Assembléia Legislativa de Minas Gerai(ALMG). A seguinte indagação organiza o texto: teria a consolidação de um amplo projeto de inovaçãoinstitucional, voltado para a democratização e modernização, contribuído para a criação de um contextofavorável à veiculação de uma imagem pública positiva da ALMG. Argumentamos que fatores adversosimpediram a criação, na 14ª Legislatura, de tal contexto, entre os quais destacamos alguns: 1) a lógica dualda ALMG, ativa e inovadora em seu modelo institucional, mas mantendo os vícios tradicionais do padrãobrasileiro de comportamento parlamentar; 2) o desenvolvimento institucional da ALMG, por fazer parte darotina da instituição, não gerou eventos noticiáveis; 3) a prevalência de atitudes negativas dos profissionaisda mídia e do grande público mineiro em relação aos atores e instituições políticas como um todoindiferenciado, impedindo, mesmo, uma visão da Assembléia enquanto uma arena distinta da soma dosdeputados estaduais; 4) a diminuição da presença da ALMG na cobertura política, com a mudança, a partirdo ano 2000, na linha editorial do Estado de Minas Gerais. Concluímos que os meios de comunicação vêm,ao mesmo tempo, aperfeiçoando-se na promoção de um ambiente informacional favorável ao controle dosrepresentados sobre os representantes e deteriorando-se, no sentido de uma “pior informação sobre o bomdesempenho” das instituições políticas.Downloads
Como Citar
Fuks, M. (2010). MÁS NOTÍCIAS: A COBERTURA DO JORNAL ESTADO DE MINAS E A IMAGEM PÚBLICA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (1999-2003). Revista De Sociologia E Política, 18(36). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31642
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.