FRENTES PARLAMENTARES, REPRESENTAÇÃO DE INTERESSES E ALINHAMENTOS POLÍTICOS

Autores

  • Odaci Luiz Coradini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31641

Palavras-chave:

frentes parlamentares, grupos de interesse, politização, representação política, engajamento

Resumo

O parlamento brasileiro tem se caracterizado pela grande quantidade de frentes parlamentares criadas nosúltimos anos. As interpretações correntes, em geral baseadas numa concepção "gestionária" e normativada dominação política, associam isso à fragilidade dos alinhamentos e da fidelidade partidária ou ao"pragmatismo" dos políticos. Tomando como universo empírico os deputados federais do período de 2002a 2006, o texto procura demonstrar que essas frentes parlamentares não são o produto de alguma fragilidadepartidária, mas de uma configuração específica dos modos de relacionamento entre a atuação de gruposde interesse e o espaço político. Sendo assim, a participação em frentes parlamentares está diretamenteassociada às atividades de expertise e de politização de interesses organizados. Por outro lado, essaparticipação também depende diretamente das respectivas condições de inserção e dos trajetos sociais epolíticos. Isso inclui as posições nas clivagens e confrontos político-partidários, apesar de configurar umpadrão de dominação política distinto do chamado "modelo pluralista", em geral tomado normativamentecomo referência.

Biografia do Autor

Odaci Luiz Coradini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Odaci Luiz Coradini (coradini@ufrgs.br) é Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ) e Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Como Citar

Coradini, O. L. (2010). FRENTES PARLAMENTARES, REPRESENTAÇÃO DE INTERESSES E ALINHAMENTOS POLÍTICOS. Revista De Sociologia E Política, 18(36). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31641

Edição

Seção

Artigos Originais