MOVIMENTO E TEORIA FEMINISTA: É POSSÍVEL RECONSTRUIR A TEORIA FEMINISTA A PARTIR DO SUL GLOBAL?

Autores

  • Marlise Matos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31628

Palavras-chave:

teoria e movimento feminista, justiça, participação política, transversalidade, interseccionalidade de gênero

Resumo

Partindo da trajetória teórica de Nancy Fraser, o texto toma os recentes rumos da teorização feminista comoemblemáticas da elaboração de um arcabouço teórico-analítico de fôlego na démarche das teorias dajustiça e do feminismo contemporâneas, ancorado, porém, em considerações hegemonizadas do Norte global.Há, neste sentido, um “distanciamento” da teórica norte-americana em relação às agendas mais recentesdo feminismo global (e em especial dos feminismos do Sul) e uma reflexão excessivamente baseada em um“olhar desde o ocidente”. É a partir dessa constatação que recupero a crítica aos estudos de matriz anglosaxã,a partir da contribuição de C. T. Mohanty. Ao final, proponho a experiência de uma “quarta onda”dos movimentos e estudos feministas no Brasil e na América Latina, apontando para circuitos de difusãofeminista operados a partir de distintas correntes horizontais de feminismos – negro, acadêmico, lésbico,masculino etc.

Biografia do Autor

Marlise Matos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marlise Matos (marlise.matos@fafich.ufmg.br) é Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário dePesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Como Citar

Matos, M. (2010). MOVIMENTO E TEORIA FEMINISTA: É POSSÍVEL RECONSTRUIR A TEORIA FEMINISTA A PARTIR DO SUL GLOBAL?. Revista De Sociologia E Política, 18(36). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i36.31628

Edição

Seção

Dossiê Teoria Política Feminista