HISTÓRIA INTELECTUAL E TEORIA POLÍTICA

Autores

  • Ricardo Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29364

Palavras-chave:

História dos Conceitos, contextualismo lingüístico, novo intencionalismo, Reinhart Koselleck, Quentin Skinner, Mark Bevir.

Resumo

O ensaio procura apresentar e analisar três empreendimentos teóricos, no campo da História Intelectual,que vêm contribuindo para alimentar os prospectos de uma Teoria Política historicamente informada.Independentemente de Koselleck, Skinner e Bevir discordarem quanto ao objeto específico da HistóriaIntelectual (conceitos, atos lingüísticos e crenças expressas, respectivamente), depreende-se das formulaçõesdos três autores subsídios para a formulação de um tipo de teorização política mais sensível àtemporalidade e à contingência da vida política.

Biografia do Autor

Ricardo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ricardo Silva (rsilva@cfh.ufsc.br) é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), com pós-doutorado em Teoria Política pela Universidade da Califórnia, campus deBerkeley (Estados Unidos), e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Como Citar

Silva, R. (2009). HISTÓRIA INTELECTUAL E TEORIA POLÍTICA. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29364

Edição

Seção

Ensaios Bibliográficos