OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS E A INTERNET. UMA AVALIAÇÃO DOS WEBSITES DOS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29357Palavras-chave:
Internet e política, websites dos partidos políticos brasileiros, democracia eletrônica, representação política.Resumo
O objetivo do artigo é apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre os websites dos partidos políticosbrasileiros na internet. A partir do mapeamento da literatura internacional sobre o assunto, apresentamosuma proposta de avaliação dos websites dos principais partidos políticos brasileiros e apresentamos umaclassificação do grau de uso da internet de todos os partidos nacionais. Aplicando uma planilha de análisede conteúdo aos websites dos 27 partidos políticos brasileiros com registro no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) no primeiro semestre de 2008, antes do início do período eleitoral, chegamos à conclusão de que amaior parcela dos partidos brasileiros apresenta índices deficientes de uso da internet, mesmo se avaliadospelos estritos parâmetros normativos de propiciar uma democracia “representativa” mais transparente ecom maior grau de accountability. Além do mais, não se verifica estritamente, no caso brasileiro, a hipóteseda normalização, segundo a qual os padrões de competição política vigentes no “mundo real” tendem areproduzir-se na Web. Uma terceira conclusão geral de nosso trabalho é de que há uma associação entrecaracterísticas dos partidos e tipo de organização dos websites partidários, embora essa associação nãoseja tão estrita como a apontada pela literatura internacional.Downloads
Como Citar
Braga, S. S., França, A. S. T., & Nicolás, M. A. (2009). OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS E A INTERNET. UMA AVALIAÇÃO DOS WEBSITES DOS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29357
Edição
Seção
Dossiê "Internet e Política"
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.
