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OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS E A INTERNET. UMA AVALIAÇÃO DOS WEBSITES DOS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL

Sérgio Soares Braga, Andressa Silvério Terra França, María Alejandra Nicolás

Resumo


O objetivo do artigo é apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre os websites dos partidos políticosbrasileiros na internet. A partir do mapeamento da literatura internacional sobre o assunto, apresentamosuma proposta de avaliação dos websites dos principais partidos políticos brasileiros e apresentamos umaclassificação do grau de uso da internet de todos os partidos nacionais. Aplicando uma planilha de análisede conteúdo aos websites dos 27 partidos políticos brasileiros com registro no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) no primeiro semestre de 2008, antes do início do período eleitoral, chegamos à conclusão de que amaior parcela dos partidos brasileiros apresenta índices deficientes de uso da internet, mesmo se avaliadospelos estritos parâmetros normativos de propiciar uma democracia “representativa” mais transparente ecom maior grau de accountability. Além do mais, não se verifica estritamente, no caso brasileiro, a hipóteseda normalização, segundo a qual os padrões de competição política vigentes no “mundo real” tendem areproduzir-se na Web. Uma terceira conclusão geral de nosso trabalho é de que há uma associação entrecaracterísticas dos partidos e tipo de organização dos websites partidários, embora essa associação nãoseja tão estrita como a apontada pela literatura internacional.

Palavras-chave


Internet e política; websites dos partidos políticos brasileiros; democracia eletrônica; representação política.

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