INTERNAUTA BRASILEIRO: PERFIL DIFERENCIADO, OPINIÕES INDIFERENCIADAS

Autores

  • Rogerio Schlegel USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29355

Palavras-chave:

internet, participação on-line, democracia, confiança política.

Resumo

O artigo pretende contribuir para melhorar a compreensão das relações entre o uso da internet, de um lado,e a participação política dos cidadãos, de outro. Sua ênfase é nos fatores que determinam o uso regular dainternet e no perfil do internauta em termos de participação e valores relacionados à política. A análise dosdados do survey Latinobarómetro de 2007 aponta a idade e a escolaridade como principais determinantesdo uso da internet no Brasil, sendo que a ocupação e uma proxy para renda não tiveram impacto consistentena chance de conectar-se, contrastando com os casos de Argentina e Chile. Ao mesmo tempo, o público queintegra a comunidade on-line mostrou maior mobilização, em termos de participação política tradicional,e pouca diferenciação em matéria de opiniões sobre política, na comparação com os não-usuários da novatecnologia. Essas evidências sugerem que a conexão ao mundo digital tende a dar voz a segmentos que jácontam com acesso privilegiado a governantes e elaboradores de políticas, sobretudo por seu capitalcultural, embora haja sinais da existência de oportunidades para outros setores sociais. Também indicamque a importância do “digital divide” no país deve ser relativizada, uma vez que os internautas nãoapresentam opiniões com orientação claramente destoante do restante da população.

Biografia do Autor

Rogerio Schlegel, USP

Rogerio Schlegel (rschlegel@usp.br) é Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Pauloe bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Downloads

Como Citar

Schlegel, R. (2009). INTERNAUTA BRASILEIRO: PERFIL DIFERENCIADO, OPINIÕES INDIFERENCIADAS. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29355

Edição

Seção

Dossiê "Internet e Política"