“POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008

Autores

  • Wilson Gomes UFBA
  • Breno Fernandes UFBA
  • Lucas Reis UFBA
  • Tarcizio Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29344

Palavras-chave:

campanhas on-line, Barack Obama, internet, comunicação política

Resumo

O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.

Biografia do Autor

Wilson Gomes, UFBA

Wilson Gomes (wilsonsg@ufba.br) é Doutor em Filosofia pela Pontificia Università San TommasoD’Aquino e Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Breno Fernandes, UFBA

Breno Fernandes (brenofernandes@gmail.com) é Graduando em Jornalismo na Universidade Federalda Bahia (UFBA).

Lucas Reis, UFBA

Lucas Reis (lucca0306@gmail.com) é Graduando em Comunicação Social na Universidade Federal daBahia (UFBA).

Tarcizio Silva, UFBA

Tarcizio Silva (tarushijo@gmail.com) é Graduando em Comunicação Social na Universidade Federal daBahia (UFBA).

Downloads

Como Citar

Gomes, W., Fernandes, B., Reis, L., & Silva, T. (2009). “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29344

Edição

Seção

Dossiê "Internet e Política"