“POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29344Palavras-chave:
campanhas on-line, Barack Obama, internet, comunicação políticaResumo
O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.Downloads
Como Citar
Gomes, W., Fernandes, B., Reis, L., & Silva, T. (2009). “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29344
Edição
Seção
Dossiê "Internet e Política"
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