NOVAS LIDERANÇAS SUL-AMERICANAS: CLIVAGENS SOBRE O BINÔMIO ESTABILIDADE-INSTABILIDADE POLÍTICA

Autores

  • Rafael Duarte Villa USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i32.28361

Palavras-chave:

elite política, neopopulismo, Região Andina, instabilidade política, legitimidade política, economicismo.

Resumo

Este artigo trata da instabilidade política na América Latina, especialmente dos países componentes daRegião Andina, do Cone Sul e do Brasil. Investigamos as causas do surgimento de novas lideranças políticasnesses países e a relação dessas lideranças com situações de estabilidade ou de instabilidade políticas. Oartigo sustenta que o surgimento de novas lideranças na América Latina, que tem emergido numa dinâmicade estabilidade e instabilidade política, não pode ser compreendido unicamente por hipóteses que ressaltemos traços populistas ou de falhas da modernização política, dado que a casuística mais profunda de talemergência deveria ser procurada em novas clivagens que apontam para uma renovação de elites, mastambém para o surgimento de clivagens de identidade étnica e social assim como de um novo padrão derelacionamento entre movimentos sociais e novas lideranças. Concluímos que a ascensão de novas liderançaspolíticas nos países analisados está geralmente ligada a uma crise de legitimidade do sistema político.Assumimos também que o “neopopulismo” pode ser uma variável explicativa da emergência de novosatores nos contextos de instabilidade política, não podendo tal variável, entretanto, ser descontextualizada.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Villa, USP

Rafael Duarte Villa (rafaelvi@usp.br) é Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(USP) e professor de Ciência Política na mesma instituição.

Downloads

Como Citar

Villa, R. D. (2009). NOVAS LIDERANÇAS SUL-AMERICANAS: CLIVAGENS SOBRE O BINÔMIO ESTABILIDADE-INSTABILIDADE POLÍTICA. Revista De Sociologia E Política, 17(32). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i32.28361

Edição

Seção

Artigos Originais