O MONDOVINO DE CABEÇA PARA BAIXO: AS TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO INTERNACIONAL DO VINHO E O NOVO EMPRESARIADO VINÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.28080Palavras-chave:
empresariado vinícola, construção social do mercado, Sociologia Econômica, Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, mercado de luxoResumo
e pela emergência de uma nova cultura, agora global, associada ao consumo do vinho, é o pano de fundodeste artigo. Tal transformação será analisada à luz das contribuições da nova Sociologia Econômica, bemcomo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. A “popularização” do consumo é um reflexo do crescimentoda oferta de vinhos de qualidade e da redução do preço do produto, o que foi possibilitado peladifusão de tecnologia e conhecimento. Esse processo ocasionou a ruptura do “segredo” da produção dovinho de qualidade: o que antes era privilégio de poucos produtores e regiões, herança guardada a setechaves em famílias, passa a ser objeto de aprendizado e pode ser adquirido por meio do investimento emcapacitação tecnológica. Como decorrência, novos produtores de vinhos de qualidade excelente surgemem países como Chile, Austrália, África do Sul, Brasil, entre outros. Essa transformação pode ser vista pordois ângulos: o da quebra da “aura” do vinho, com a conseqüente perda do privilégio de produtores econsumidores, e o da produção social de um novo mercado que inclui novos produtores e possibilita oacesso de mais consumidores aos vinhos de qualidade. Essa expansão da oferta e do consumo de vinhos dequalidade, contudo, acompanha uma transformação das vinícolas tradicionais em objetos de culto e sinônimode exclusividade e distinção. Estas últimas, por tornarem-se um grupo ainda mais restrito, tiveram seusvinhos ainda mais sobrevalorizados.Downloads
Como Citar
Roese, M. (2008). O MONDOVINO DE CABEÇA PARA BAIXO: AS TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO INTERNACIONAL DO VINHO E O NOVO EMPRESARIADO VINÍCOLA. Revista De Sociologia E Política, 16(31). https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.28080
Edição
Seção
Dossiê "As empresas e as ciências sociais na crise da modernidade"
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.