ATIVIDADE EDITORIAL COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES DE GRAMSCI SOBRE AS “REVISTAS TIPO”

Autores

  • Rosemary Dore

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v29i0.13703

Palavras-chave:

imprensa, cultura, atividade editorial, educação, hegemonia, Gramsci, escola unitária, presse, culture, activité éditoriale, éducation, hégémonie, école unitaire, press, editorial activity, education, hegemony, unified school

Resumo

O objetivo deste texto é examinar a reflexão de Gramsci sobre as “revistas tipo”, focalizando tanto suaatividade editorial, segundo um plano e uma divisão de trabalho, racionalmente predisposta, quanto suaatuação como círculos de cultura, difundindo concepções de mundo e contribuindo para organizar acultura. Segundo Gramsci, a atividade das “revistas tipo” poderia ser um parâmetro para um trabalhoeducativo de elevação cultural das classes subalternas. Ele entende que a formação de quadros intelectuaisé papel da escola. Entretanto, como esta ainda não era acessível à grande maioria da população, elepropõe que as revistas constituam um terreno favorável ao início de uma ação, para resolver o problema dacultura, mesmo que o trabalho educativo da revista não substitua a atividade escolar “direta”. Assim comoa luta contra o analfabetismo é diferente de uma escola para analfabetos, as revistas não seriam, por simesmas, uma solução para o problema da cultura, mas poderiam ser tomadas como um ponto de partidapara a criação de uma nova civilização. Gramsci relaciona a atividade editorial das revistas à organizaçãode um trabalho cultural, visando a orientar a instituição de um centro homogêneo de cultura para aconquista da hegemonia.

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Como Citar

Dore, R. (2007). ATIVIDADE EDITORIAL COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES DE GRAMSCI SOBRE AS “REVISTAS TIPO”. Revista De Sociologia E Política, (29). https://doi.org/10.5380/rsp.v29i0.13703

Edição

Seção

Dossiê: Gramsci e a Política