O EMPRESARIADO COMO ATOR POLÍTICO NO BRASIL: BALANÇO DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.12861Palavras-chave:
entrepreneurial sector, bourgeoisie, corporatism, entrepreneurs, pouvoir, corporativisme, empresariado, burguesia, poder, corporativismoResumo
Este artigo apresenta, em primeiro lugar, um balanço da produção acadêmica sobre o empresariado comoator político no Brasil. A idéia é argumentar que, desde a década de 1950 até hoje, uma parte importantedesta literatura estrutura-se em torno de um debate fundamental: o empresariado que opera no Brasil é umator político “forte” ou “fraco”? Em segundo lugar, este artigo propõe uma agenda de pesquisas sobre otema. Para isto, levanta questões que, tomadas em conjunto, formam um roteiro abrangente para o estudo damatéria. A exposição do roteiro servirá para identificar elementos que podem ser explorados pela comunidadede cientistas sociais interessados no assunto em destaque.Downloads
Como Citar
Mancuso, W. P. (2007). O EMPRESARIADO COMO ATOR POLÍTICO NO BRASIL: BALANÇO DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA. Revista De Sociologia E Política, (28). https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.12861
Edição
Seção
Dossiê Empresariado, Economia e Política
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