EMPRESÁRIOS E AÇÃO COLETIVA: NOTAS PARA UM ENFOQUE RELACIONAL DO ASSOCIATIVISMO

Autores

  • Álvaro Bianchi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.12860

Palavras-chave:

entreprises, action collective, associations en entreprise, associativisme, collective action, entrepreneurial associations, associativism, ação coletiva, empresários, associativismo empresarial

Resumo

Este artigo esboça um enfoque teórico relacional para o estudo da ação coletiva empresarial. Para tal,argumenta-se que tanto o individualismo metodológico de Mancur Olson como a análise sociológica dasclasses sociais de Claus Offe e Helmut Wiesenthal, enfoques amplamente difundidos nos estudos sobre oempresariado, apresentam uma forte tendência essencialista. Tal tendência tende a substituir o conflitosocial por determinismos de vários tipos - econômicos, culturais, psicológico etc. Em contraposição a estesenfoques, é esboçada uma abordagem relacional na qual a ação coletiva empresarial é o resultado dasrelações de forças existentes, destacando a dimensão conflitiva e histórica do processo de construção daação e da organização coletiva. Para o estudo das associações empresariais, esta perspectiva permitepensá-las como resultado dos conflitos sociais e de lugar.

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Como Citar

Bianchi, Álvaro. (2007). EMPRESÁRIOS E AÇÃO COLETIVA: NOTAS PARA UM ENFOQUE RELACIONAL DO ASSOCIATIVISMO. Revista De Sociologia E Política, (28). https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.12860

Edição

Seção

Dossiê Empresariado, Economia e Política