O EMPRESARIADO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: AÇÃO COLETIVA E FORMAS DE ATUAÇÃO POLÍTICA – AS BATALHAS DO AÇÚCAR E DO ALGODÃO NA OMC

Autores

  • Wagner Iglécias

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.11696

Palavras-chave:

agronegócio, empresariado rural, Estado, padrões de articulação Estadoempresariado, açúcar, algodão, Organização Mundial do Comércio, desenvolvimento, agro-business, rural entrepreneurs, State, State-entrepreneur articulation patterns, sugar, cotton

Resumo

O texto refere-se à pesquisa em andamento sobre as formas de ação coletiva e articulação política que vêm
sendo desenvolvidas nos últimos anos pelo empresariado brasileiro atuante no setor do agronegócio. Ela
tem como objeto de análise as estratégias conjuntas desenvolvidas pelo setor e pelo governo brasileiro para
fazer frente, nas arenas internacionais de regulação do comércio mundial, às práticas protecionistas levadas
a cabo por países desenvolvidos. Parte do estudo de caso relativo às recentes vitórias obtidas pelo Brasil na
Organização Mundial do Comércio diante dos governos de Estados Unidos e União Européia, no tocante
à produção, acesso a mercados e exportação de algodão e açúcar, respectivamente.

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Como Citar

Iglécias, W. (2007). O EMPRESARIADO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: AÇÃO COLETIVA E FORMAS DE ATUAÇÃO POLÍTICA – AS BATALHAS DO AÇÚCAR E DO ALGODÃO NA OMC. Revista De Sociologia E Política, (28). https://doi.org/10.5380/rsp.v28i0.11696

Edição

Seção

Dossiê Empresariado, Economia e Política