Índices espaciais da arborização na cidade de Marituba, região metropolitana de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v20.99893

Resumo

A arborização urbana desempenha papel essencial na melhoria da qualidade ambiental e do bem-estar nas cidades, oferecendo serviços ecossistêmicos como regulação do microclima, sequestro de carbono e promoção da saúde pública. Em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, a arborização é estratégica para mitigar os impactos da urbanização acelerada e promover sustentabilidade. Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição espacial da arborização por habitante, considerando variações por bairro e transformações na cobertura vegetal entre 1994 e 2023, com o intuito de gerar dados que subsidiem a gestão da arborização urbana. Notou-se na análise espacial desigualdades na distribuição da vegetação, com maior densidade em áreas rurais e menor cobertura em regiões comerciais e centrais. Entre 1994 e 2023, observou-se redução da vegetação em áreas anteriormente agrícolas, refletindo o avanço da urbanização. Os resultados reforçam a importância de políticas públicas voltadas à conservação e expansão da cobertura vegetal urbana, especialmente em bairros com baixos índices de arborização. Conclui-se que a arborização urbana em Marituba apresenta bons indicadores ambientais, mas ainda requer ações direcionadas para reduzir desigualdades espaciais e fortalecer a sustentabilidade urbana.

 

Palavras-chave:  Sustentabilidade; Sensoriamento Remoto; Planejamento Urbano.

Biografia do Autor

Aline Cristina Mendes Façanha, Universidade Federal de Goiás

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus sede em Belém-Pará (2019-2023). Mestranda em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, atuando na subárea em Microrganismos promotores de crescimento no feijão-comum, soja e milho, dentro da EMBRAPA Arroz e Feijão, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante minha trajetória acadêmica, atuei como Monitora Bolsista nas disciplinas de Botânica e Sistemática Vegetal (2019-2021) e participei do projeto de extensão em Treinamento em Apicultura (2020-2021). Na área da pesquisa, fui bolsista de Iniciação Científica pela FUNAPE-VALE-UFRA no projeto "Necessidade hídrica e controle de erosão por plantas nativas da FLONA Carajás", focando na importância do controle de erosão do solo em Parauapebas (2021-2022). Além disso, integrei o projeto de extensão em Treinamento e Capacitação em micropropagação de plantas no laboratório de Biotecnologia da UFRA (2021-2022). Como Bolsista PIBIC CNPq, desenvolvi pesquisa sobre o comportamento e a dinâmica de produção da Pimenta-do-Reino no estado do Pará (2022-2023). Participei ativamente do grupo de melhoramento de plantas - GEMP (2022-2023). Assumi o cargo de Presidenta do Centro Acadêmico de Agronomia da UFRA (CEAGRO) de 2020 até 2023. Fundei a empresa de agronomia - Ceres Jr - e atuei como Diretora de Projetos de projetos na mesma (2020-2023). Por fim, foi diretora de projetos na Enactus UFRA(2022-2024).

Caio Cezar Ferreira de Souza, Universidade da Amazônia

Bolsista CAPES de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (UNAMA). Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi estagiário na área de licenciamento ambiental de indústrias na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS.

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 1997) com especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1999), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2002) e doutorado em Ciência Animal na área de Economia e Gestão de Sistemas de Produção Agropecuários pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2017). É professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia, lotado no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, atuando no ensino e orientação na graduação (Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia) e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PgAGRO). Foi Técnico Científico do Banco da Amazônia (entre os anos de 1997 e 2009), desenvolvendo atividades nas áreas de estudos econômicos, planejamento e desenvolvimento regional. Na área de gestão atuou como coordenador da área de Estudos Econômicos e Regionais do Banco da Amazônia (entre 2006 e 2009), Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR-UFRA) no polo do município de Augusto Corrêa (entre 2012 e 2016) e Pró-reitor Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA (entre 2013 e 2017). Possui experiência nas áreas de Economias Agrária e dos Recursos Naturais; Economia e Gestão do Agronegócio; Política, Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Sheryle Santos Hamid, Universidade Federal Rural da Amazônia

Minha área de atuação concentra-se em Economia Regional e Agrária, Gestão de Sistemas Agropecuários e Sustentabilidade. Atualmente, ocupo a posição de Professora Substituta na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministro disciplinas na área de Socioeconomia e Administração Rural nos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal. Encontro-me também em fase de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFRA, com pesquisa centrada no tema "Mercado de Carbono: acumulação temporal de carbono e viabilidade biosocioeconômica do coqueiro na Amazônia". Sou mestre em Ciência Animal com ênfase em Gestão de Sistemas Pecuários (2020-2022), título obtido por meio da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a EMBRAPA Amazônia Oriental, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. A temática da minha pesquisa foi "Eficiência técnica e Ambiental de Pecuária Bovina no Pará". Anteriormente, obtive meu diploma de bacharel em Agronomia, também pela UFRA (2013-2018), com meu Trabalho de Conclusão de Curso abordando o tema "Desenvolvimento Endógeno e a Produção de Mandioca na Região Norte do Brasil".Participo ativamente de três grupos de pesquisa: I) Agrobiodiversidade e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (CNPq/UFRA); II) Produção Animal na Amazônia Oriental (CNPq/UFPA); III) Agricultura Urbana e Periurbana na Amazônia.Além da pesquisa, atuo como Consultora na área de socioeconomia, contribuindo para diversos estudos socioeconômicos, como a análise da Agricultura Urbana em Belém (Ecorural/Instituto Escolhas), Análise Econômica e de Serviços Ecossistêmicos entre diferentes sistemas de produção de açaí (Instituto Terroá/Diálogos Pró-Açaí) e, Arranjo Produtivo Local para a Viabilização do Manejo Florestal em Paragominas (Amigos da Terra/Observatório Florestal). 

Referências

APFELBECK, B.; SNEP, R. P.; HAUCK, T. E.; FERGUSON, J., HOLY, M.; JAKOBY, C.; WEISSER, W. W. Designing wildlife-inclusive cities that support human-animal co-existence. Landscape and Urban Planning, v. 200, p. 103817, 2020.

BARBOSA, L.; BAHIA, M. Refúgio de Vida Silvestre na Metrópole da Amazônia: conhecimento do patrimônio histórico-cultural local para a gestão da UC. Papers do NAEA, v. 1, n. 2, 2019.

BIZ, S.; PASTÓRIO, A. P.; BRUN, F. G. K.; BRUN, E. J.; WATZLAWICH, L. F. Indicadores de diversidade para a arborização viária do bairro centro norte da cidade de Dois Vizinhos – Paraná. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 10, n. 3, p. 1–13, 2016.

BORGES, D. A. B.; LIMA, E. R. V.; SANTOS, J. S.; CUNHA, C. L.; CASTRO, A. A. B. C. Análise da arborização urbana na cidade de Patos/PB. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 11, n. 4, p. 1343-1359, 2018.

BRILLI, L.; CAROTENUTO, F.; CHIESI, M.; FIORILLO, E.; GENESIO, L.; MAGNO, R.; GIOLI, B. An integrated approach to estimate how much urban afforestation can contribute to move towards carbon neutrality. Science of The Total Environment, v. 842, p. 156843, 2022.

FADHLURRAHMAN, M. M.; NASRULLAH, N. Study of thermal comfort under the shade of varied tree canopy form and distance from the stem. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 501, n. 1, p. 012048, 2020.

FEIO, E. F.; VELOSO, G. A.; HERRERA, R. C. Índices espaciais da arborização na cidade de Altamira – Pará. Revista GeoAmazônia, v. 10, n. 20, p. 172-192, 2022.

FELIPPE, B. M.; BOLZAN, M. R.; EUGENIO, F. C.; BOBROWSKI, R. Análises diretivas para o processo de gestão da arborização de calçadas em São Pedro do Sul, RS. Ciência Florestal, v. 32, n. 4, p. 2035–2056, 2022.

FREIRE, R. L. S.; SILVA, A. C.; JÚNIOR, J. M. T. Avaliação da qualidade ambiental da arborização de ruas nos Bairros Aldeota e Messejana, Fortaleza/CE. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 7, n. 2, p. 116-127, 2012.

HARDER, I. C. F.; RIBEIRO, R. de C.; SALVADOR; TAVARES, A. R. Índices de área verde e cobertura vegetal para as praças do município de Vinhedo, SP. Revista Árvore, v. 30, n. 2, p. 277-282, 2006.

HASAN, S. S.; ZHEN, L.; MIAH, M. G.; AHAMED, T.; SAMIE, A. Impact of land use change on ecosystem services: a review. Environmental Development, v. 34, p. 100527, 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/marituba.html. Acesso em: 16 mar. 2025.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapas temáticos. 2023. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/tematicos.

JAT, M. K.; GARG, P. K.; KHARE, D. Modelling of urban growth using spatial analysis techniques: a case study of Ajmer city (India). International Journal of Remote Sensing, v. 29, n. 2, p. 543-567, 2008.

JONES, B. A.; GOODKIND, A. L. Urban afforestation and infant health: Evidence from MillionTreesNYC. Journal of Environmental Economics and Management, v. 95, p. 26-44, 2019.

JUNIOR, M. R. V.; LISBOA, C. R. F.; CORRÊA, R. do S. Política de habitação de interesse social e trabalho social: caso de Marituba/PA. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 9775-9790, 2021.

LÃ FERRARI, L.; DE OLIVEIRA LAN, R.; LÃ FERRARI, S.; CABRAL, R. P.; FERRARI, J. L. Mapeamento da arborização de ruas na cidade de Alegre, Espírito Santo. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 15, p. 109, 2020.

LERMAN, S.; SONTI, N. F. U.S. Forest Service and partners deliver urban wildlife research in support of conservation and management. Cities and the Environment, v. 8, n. 1, p. 2, 2015.

LI, J.; DONG, S.; LI, Y.; WANG, Y.; LI, Z.; LI, F. Effects of land use change on ecosystem services in the China–Mongolia–Russia economic corridor. Journal of Cleaner Production, v. 360, p. 132175, 2022.

LI, L. Environmental goods provision and gentrification: Evidence from MillionTreesNYC. Journal of Environmental Economics and Management, v. 120, p. 102828, 2023.

LIMA NETO, E. M.; BIONDI, D.; ARAKI, H.; BOBROWSKI, R. Fotografias aéreas para mensuração da área de copa das árvores de ruas de Curitiba–PR. Floresta, v. 42, n. 3, p. 577-586, 2012.

LIN, J.; WANG, Q. Are street tree inequalities growing or diminishing over time? The inequity remediation potential of the MillionTreesNYC initiative. Journal of Environmental Management, v. 285, p. 112207, 2021.

MAGLE, S. B.; FIDINO, M.; LEHRER, E. W.; GALLO, T.; MULLIGAN, M. P.; RÍOS, M. J.; DRAKE, D. Advancing urban wildlife research through a multi‐city collaboration. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 17, n. 4, p. 232-239, 2019.

MARITUBA (PA). Lei Municipal nº 456, de 9 de setembro de 2019. Cria e delimita 20 bairros no município de Marituba, Estado do Pará. Diário Oficial do Município de Marituba, Marituba, 9 set. 2019.

MEEROW, S. A green infrastructure spatial planning model for evaluating ecosystem service tradeoffs and synergies across three coastal megacities. Environmental Research Letters, v. 14, n. 12, p. 125011, 2019.

MULLER, N. L. Bairros Rurais do Município de Piracicaba/SP. Boletim Paulista de Geografia, n. 43, p. 83-130, 1966.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Comissão mundial de cultura e desenvolvimento. Nossa diversidade criativa. Nova York: ONU, 1997.

PATAKI, D. E.; ALBERTI, M.; CADENASSO, M. L.; FELSON, A. J.; MCDONNELL, M. J.; PINCETL, S.; WHITLOW, T. H. The benefits and limits of urban tree planting for environmental and human health. Frontiers in Ecology and Evolution, v. 9, p. 603757, 2021.

PINHEIRO, M. A.; COSTA, D. R.; DUTRA, F. B.; FRANCISCO, B. D. S.; TERAÇÃO, S. B.; PERUSSI, G.; DA SILVA, J. M. S. Analysis of the composition and distribution of street trees as a tool for urban planning. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e8311326016, 2022.

QUEIROZ, V. A. V. B. O ambiente periférico metropolitano: o caso de Marituba-PA. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém.

SBAU – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA. Carta a Londrina e Ibiporã. Boletim Informativo, v. 3, n. 5, p. 3, 1996.

SCANAVACA JÚNIOR, L.; CORRÊA, R. F. M. Benefícios ambientais da arborização urbana em Mogi Guaçu, SP. Educação Ambiental e Cidadania: pesquisa e práticas contemporâneas – volume 2. São Paulo: Editora Científica Digital. p. 92-107, 2021.

SILTANEN, U.; PUHAKKA, R. Urban forest visitors’ perceptions of biodiversity and its effects on their well-being. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, v. 50, p. 100886, 2025.

SILVA, M. L.; TOURINHO, H. L. Z. O Banco Nacional de Habitação e o Programa Minha Casa Minha Vida: duas políticas habitacionais e uma mesma lógica locacional. Cadernos Metrópole, v. 17, n. 34, p. 401–417, 2015.

TEIXEIRA, I. F.; GONÇALVES, E. B. Determinação do Percentual de Cobertura Arbórea (PCA) e do Índice de Cobertura Arbórea por Habitante (ICAH) para a área urbana de São Gabriel–RS, através de imagens do satélite Rapideye. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 64126-64139, 2020.

WESTPHAL, L. M. Social aspects of urban forestry: Urban greening and social benefits: A study of empowerment outcomes. Journal of Arboriculture, v. 29, n. 3, p. 137-147, 2003.

YANG, M.; REN, C.; WANG, H.; WANG, J.; FENG, Z.; KUMAR, P.; CAO, S. J. Mitigating urban heat island through neighboring rural land cover. Nat Cities, v. 1, p. 522–532, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Cristina Mendes Façanha, A., Cezar Ferreira de Souza, C., Souza dos Santos, M. A., & Santos Hamid, S. (2025). Índices espaciais da arborização na cidade de Marituba, região metropolitana de Belém. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 20. https://doi.org/10.5380/revsbau.v20.99893

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana