PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v19i0.93788

Palavras-chave:

Espaços verdes, Educação ambiental, Cidades sustentáveis, Silvicultura urbana

Resumo

A presença de árvores nas áreas urbanas melhora a qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no dia a dia dos habitantes, o que pode ser integrado às iniciativas de educação ambiental. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos de ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar e analisar seus principais interesses sobre o assunto, visando abordá-los em práticas futuras. Participaram alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Pelotas - RS. Foi utilizada a metodologia denominada Impacto Social Canvas contendo 13 questões correspondentes aos principais elementos de um projeto. As práticas iniciaram com três etapas: 1) conhecendo uns aos outros; 2) conversa sobre as árvores: com aplicação de questionário; 3) conhecendo as árvores: atividade ao ar livre com um exemplar arbóreo. Para os alunos do 3º ano foi observado maior interesse no tema “Por que é bom ter árvores na cidade?”. Por sua vez, os alunos do 4º e 5º ano manifestaram maior interesse em “Quero saber reconhecer as árvores”. As temáticas de maior interesse para práticas de educação ambiental se relacionam aos benefícios e funções da arborização urbana e identificação e reconhecimento de espécies arbóreas.

Biografia do Autor

Nátali Dornelles Pacheco, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - UFPEL

Paloma Cardoso Pedroso, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - UFPEL

Fabiane Leroy Dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - UFPEL

Martha Ferrugem Kaiser, Universidade Federal de Pelotas

Engenheira Ambiental e Sanitarista, Mestranda do Programa de Programa de Pós-Graduação Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR

Marilia Lazarotto, Universidade Federal de Pelotas

Eng. Florestal, Dra. em Engenharia Florestal - Silvicultura, Professor Adjunto do Centro de Engenharias - UFPEL

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Dra. em Educação Ambiental, Professor Adjunto do Centro de Engenharias - UFPEL

Referências

BASSO, J.M.; CORRÊA, R. S. Arborização urbana e qualificação da paisagem. Paisagem e Ambiente – Ensaios, n.34, São Paulo, p. 129-149, 2014.

BECKER, D.; SOLÉ, D.; TING, E.; EISENSTEIN, E.; MARTINS FILHO, J.; FLEURY, L.; SILVA, L. R.; BARROS, M. I A.; GHELMAN, R.; WEFFORT, V. R. S. Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes. FLEURY, L.; SILVA, L. R. (Coord.). Alana, 2019. 28 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao _sbp_cen1.pdf

BEHLING, G. M.; CORRÊA, L. B.; DOBKE, D.; GOMES, A. M.; GONÇALVES, C. S., KRÜGER, M. F. D.; LAROQUE, F. F.; MORETTI, V. D.; MORSELLI, L. B. G. A.; PEREIRA, K. T.; PONZI, G. T.; RODRIGUES, A. A.; VAZ, A. B. G. Extensão e educação ambiental: relato de experiência de uma turma do curso de pós-graduação em ciências ambientais em escolas nas cidades de Pelotas e Capão do Leão. Revista Conexão UEPG, v. 16, p. 01-17, 2020.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.

BUENO, G. C. S.; YOSHIMOTO, J.; CARDOSO-LEITE, E. Elaboração de vídeos como ferramenta de educação ambiental. Revbea, v. 18, n. 6, p. 467-483, 2023.

CARDOSO, C.; ROMANOWSKI, J. P.; CARDOSO, M. G. H. Práticas pedagógicas para a educação ambiental: um estudo de caso no município de São José dos Pinhais, Paraná. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 1, p. 95-115, 2021.

CASTRO-FILHO, P. J.; MATOS, E. P. N. B. de. A formação docente para a abordagem da educação ambiental nas escolas municipais da sede de Acaraú / Ceará. Revista de Educação e Sociedade, v. 9, n. 19, 244-261, 2022.

CORREA, E.J.O.; KNAUF, J.M.C.; SANTOS, K.N.L.; SILVA, M.J.C.; MARINHO, L.C.; FERREIRA, A.W.C. Plantas nativas e naturalizadas com potencial ornamental do campus Dom Delgado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. Revista Brasileira de Arborização Urbana, v.18, n.2, p. 60-76, 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5.ed. Ed. Penso, 2021. 264 p.

EDUCA ATIVA. A importância da árvore. Youtube, 17 set. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gTXQR9AOPSk>. Acesso em: 12 nov. 2023.

EKLOOS. Impacto Social Canvas. Disponível em: . Acesso em 24 out. 2022.

FRIDRICH, G. A. A Contribuição das áreas verdes para o bem-estar e saúde ambiental no ambiente escolar. Environmental Smoke, v.4, n.3, 2021.

GOMES, E. M.; KOCH, A. K.; FORZZA, R. C. Proposição de espécies para arborização do espaço escolar como subsídio para educação ambiental em Mato Grosso. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n.6, p.411-427, 2023.

HUANG, Z.; JING, Z.; BAI, Y.; FANG, Z. Does public environmental education and advocacy reinforce conservation behavior value in rural southwest China? Sustainability, v. 14, n. 9, e5505, 2022.

KUCKS, A.; HUGHES, H. Creating a sensory garden for early years learners: Participatory designing for student wellbeing. In: HUGHES, H.; FRANZ, J.; WILLIS, J. (ed.). School Spaces for students wellbeing and learning. Singapore: Springer Ltda. 2019.

NUNES, M. M.; LEHN, C. R. Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso em distintas realidades escolares. Revista Brasileora de Educação Ambiental, v. 17, n. 6, p.498-511, 2022.

OSTERWALDER, A. PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books, 2011.

REITER, B. Theory and methodology of explor y and methodology of exploratory social science resear y social science research. IJSRM, v. 5, n. 4, 2017.

ROCHA, L. G.; UHMANN, R. I. M. Recursos midiáticos de educação ambiental e o contexto escolar. Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2023.

SALAS, J. M. C.; TETTO, A.; REYNEL, C.A.; SOUSA, N.J.; TRES, A. Percepção dos moradores do bairro La Encantada de Villa, Lima, Peru sobre as áreas verdes públicas. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 30, p. 444, 2019.

SILVA, H. O.; BEZERRA, R. D. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, v. 12, p. 163-172, 2016.

SILVA, J.O.R.; OLIVEIRA, M. S. Arborização urbana e a educação ambiental como fator conscientizador. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 49-59. 2020.

SILVA, I.C. ; ARAUJO, J.C.DE; MARINHO, J.K.T; BOTREL, R. Percepção ambiental de professores do ensino básico sobre arborização urbana do ambiente escolar entre os anos 1998 a 2022. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.1, p. 133-154 2023.

SOGA, M. GASTON, K. J. Extinction of experience: the loss of human–nature interactions. Front. Ecol. Environ., v. 14, n. 2, 2016.

TENDAIS, I.; RIBEIRO, A.I. Espaços verdes urbanos e saúde mental durante o confinamento causado pela covid-19. Finisterra, v. 115, p. 183 188, 2020.

TRIGUERO-MAS, M.; DONAIRE-GONZALEZ, D.; SETO, E.; VALENTÍN, A.; MARTÍNEZ, D.; SMITH, G.; HURST, G.; CARRASCO-TURIGAS, G.; MASTERSON, D. et al. Natural outdoor environments and mental health: Stress as a possible mechanism. Environmental Research, 159, 629-638. 2017.

VESELINOVSKA, S. S. Why is environmental education important for children in the 21st century? Journal of Educational Sciences Theory and Practice, v. 17, n. 1, 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Dornelles Pacheco, N., Cardoso Pedroso, P., Leroy Dos Santos, F., Ferrugem Kaiser, M., Lazarotto, M., & Bilhalva Corrêa, L. (2024). PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 19. https://doi.org/10.5380/revsbau.v19i0.93788

Edição

Seção

Percepção Ambiental Urbana