PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v19i0.93788Palavras-chave:
Espaços verdes, Educação ambiental, Cidades sustentáveis, Silvicultura urbanaResumo
A presença de árvores nas áreas urbanas melhora a qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no dia a dia dos habitantes, o que pode ser integrado às iniciativas de educação ambiental. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos de ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar e analisar seus principais interesses sobre o assunto, visando abordá-los em práticas futuras. Participaram alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Pelotas - RS. Foi utilizada a metodologia denominada Impacto Social Canvas contendo 13 questões correspondentes aos principais elementos de um projeto. As práticas iniciaram com três etapas: 1) conhecendo uns aos outros; 2) conversa sobre as árvores: com aplicação de questionário; 3) conhecendo as árvores: atividade ao ar livre com um exemplar arbóreo. Para os alunos do 3º ano foi observado maior interesse no tema “Por que é bom ter árvores na cidade?”. Por sua vez, os alunos do 4º e 5º ano manifestaram maior interesse em “Quero saber reconhecer as árvores”. As temáticas de maior interesse para práticas de educação ambiental se relacionam aos benefícios e funções da arborização urbana e identificação e reconhecimento de espécies arbóreas.
Referências
BASSO, J.M.; CORRÊA, R. S. Arborização urbana e qualificação da paisagem. Paisagem e Ambiente – Ensaios, n.34, São Paulo, p. 129-149, 2014.
BECKER, D.; SOLÉ, D.; TING, E.; EISENSTEIN, E.; MARTINS FILHO, J.; FLEURY, L.; SILVA, L. R.; BARROS, M. I A.; GHELMAN, R.; WEFFORT, V. R. S. Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes. FLEURY, L.; SILVA, L. R. (Coord.). Alana, 2019. 28 p. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao _sbp_cen1.pdf
BEHLING, G. M.; CORRÊA, L. B.; DOBKE, D.; GOMES, A. M.; GONÇALVES, C. S., KRÜGER, M. F. D.; LAROQUE, F. F.; MORETTI, V. D.; MORSELLI, L. B. G. A.; PEREIRA, K. T.; PONZI, G. T.; RODRIGUES, A. A.; VAZ, A. B. G. Extensão e educação ambiental: relato de experiência de uma turma do curso de pós-graduação em ciências ambientais em escolas nas cidades de Pelotas e Capão do Leão. Revista Conexão UEPG, v. 16, p. 01-17, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.
BUENO, G. C. S.; YOSHIMOTO, J.; CARDOSO-LEITE, E. Elaboração de vídeos como ferramenta de educação ambiental. Revbea, v. 18, n. 6, p. 467-483, 2023.
CARDOSO, C.; ROMANOWSKI, J. P.; CARDOSO, M. G. H. Práticas pedagógicas para a educação ambiental: um estudo de caso no município de São José dos Pinhais, Paraná. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 1, p. 95-115, 2021.
CASTRO-FILHO, P. J.; MATOS, E. P. N. B. de. A formação docente para a abordagem da educação ambiental nas escolas municipais da sede de Acaraú / Ceará. Revista de Educação e Sociedade, v. 9, n. 19, 244-261, 2022.
CORREA, E.J.O.; KNAUF, J.M.C.; SANTOS, K.N.L.; SILVA, M.J.C.; MARINHO, L.C.; FERREIRA, A.W.C. Plantas nativas e naturalizadas com potencial ornamental do campus Dom Delgado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. Revista Brasileira de Arborização Urbana, v.18, n.2, p. 60-76, 2023.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5.ed. Ed. Penso, 2021. 264 p.
EDUCA ATIVA. A importância da árvore. Youtube, 17 set. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gTXQR9AOPSk>. Acesso em: 12 nov. 2023.
EKLOOS. Impacto Social Canvas. Disponível em: . Acesso em 24 out. 2022.
FRIDRICH, G. A. A Contribuição das áreas verdes para o bem-estar e saúde ambiental no ambiente escolar. Environmental Smoke, v.4, n.3, 2021.
GOMES, E. M.; KOCH, A. K.; FORZZA, R. C. Proposição de espécies para arborização do espaço escolar como subsídio para educação ambiental em Mato Grosso. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n.6, p.411-427, 2023.
HUANG, Z.; JING, Z.; BAI, Y.; FANG, Z. Does public environmental education and advocacy reinforce conservation behavior value in rural southwest China? Sustainability, v. 14, n. 9, e5505, 2022.
KUCKS, A.; HUGHES, H. Creating a sensory garden for early years learners: Participatory designing for student wellbeing. In: HUGHES, H.; FRANZ, J.; WILLIS, J. (ed.). School Spaces for students wellbeing and learning. Singapore: Springer Ltda. 2019.
NUNES, M. M.; LEHN, C. R. Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso em distintas realidades escolares. Revista Brasileora de Educação Ambiental, v. 17, n. 6, p.498-511, 2022.
OSTERWALDER, A. PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books, 2011.
REITER, B. Theory and methodology of explor y and methodology of exploratory social science resear y social science research. IJSRM, v. 5, n. 4, 2017.
ROCHA, L. G.; UHMANN, R. I. M. Recursos midiáticos de educação ambiental e o contexto escolar. Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2023.
SALAS, J. M. C.; TETTO, A.; REYNEL, C.A.; SOUSA, N.J.; TRES, A. Percepção dos moradores do bairro La Encantada de Villa, Lima, Peru sobre as áreas verdes públicas. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 30, p. 444, 2019.
SILVA, H. O.; BEZERRA, R. D. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, v. 12, p. 163-172, 2016.
SILVA, J.O.R.; OLIVEIRA, M. S. Arborização urbana e a educação ambiental como fator conscientizador. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 49-59. 2020.
SILVA, I.C. ; ARAUJO, J.C.DE; MARINHO, J.K.T; BOTREL, R. Percepção ambiental de professores do ensino básico sobre arborização urbana do ambiente escolar entre os anos 1998 a 2022. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.1, p. 133-154 2023.
SOGA, M. GASTON, K. J. Extinction of experience: the loss of human–nature interactions. Front. Ecol. Environ., v. 14, n. 2, 2016.
TENDAIS, I.; RIBEIRO, A.I. Espaços verdes urbanos e saúde mental durante o confinamento causado pela covid-19. Finisterra, v. 115, p. 183 188, 2020.
TRIGUERO-MAS, M.; DONAIRE-GONZALEZ, D.; SETO, E.; VALENTÍN, A.; MARTÍNEZ, D.; SMITH, G.; HURST, G.; CARRASCO-TURIGAS, G.; MASTERSON, D. et al. Natural outdoor environments and mental health: Stress as a possible mechanism. Environmental Research, 159, 629-638. 2017.
VESELINOVSKA, S. S. Why is environmental education important for children in the 21st century? Journal of Educational Sciences Theory and Practice, v. 17, n. 1, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.