PROPOSTA DE MÉTODO DE INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v16i4.83602

Palavras-chave:

árvores urbanas, levantamento quali-quantitativo, qualidade estética, planejamento urbano

Resumo

O planejamento da arborização urbana exige o levantamento e o registro da situação atual dos indivíduos arbóreos existentes, definido como inventário da arborização. É importante que o inventário considere tanto aspectos técnicos (condições fitossanitárias), quanto aspectos culturais, paisagísticos e estéticos das espécies. No entanto, normalmente os levantamentos são feitos por equipes focadas em informações quali-quantitativas que não incluem variáveis ligadas ao último conjunto citado. Este artigo apresenta uma planilha de inventário da arborização urbana que busca unir em um único banco de dados os dois conjuntos de informações sobre os indivíduos arbóreos. O método foi construído a partir da análise de procedimentos adotados por engenheiros agrônomos, florestais, botânicos, urbanistas e paisagistas, buscando compreender e considerar as demandas de diferentes interesses em relação às condições das espécies, condensando-as em procedimentos padronizados. Esses procedimentos permitem que o inventário seja feito por uma mesma equipe multidisciplinar e que as informações sejam acessadas em um banco de dados único. Os dados referem-se a: identificação, atributos formais, compositivos, funcionais e locacionais dos indivíduos inventariados. Um estudo piloto foi aplicado em uma praça localizada em um centro urbano, para fins de teste dos quesitos estéticos. O método de levantamento se mostrou adequado e de fácil utilização, desde que haja um treinamento prévio para que os critérios sejam considerados igualmente entre os colaboradores. Espera-se, com o trabalho, contribuir para o diagnóstico e proposição de planos de arborização urbana municipais com enfoque multidisciplinar.

Biografia do Autor

Bruna Zambonato, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM

Luan da Silva Klebers, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em  Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM

Sílvia Farias, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em  Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM

Giane de Campos Grigoletti, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Santa Maria, RS, desde 2003. Atua junto aos PPGs em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e Engenharia Civil.

Vanessa Goulart Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

Professora junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Santa Maria, RS. Atua junto ao PPG em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Luis Guilherme Aita Pippi, Universidade Federal de Santa Maria

Professor junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Santa Maria, RS. Atua junto ao PPG em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Como Citar

Zambonato, B., Klebers, L. da S., Farias, S., Grigoletti, G. de C., Dorneles, V. G., & Pippi, L. G. A. (2022). PROPOSTA DE MÉTODO DE INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 16(4), 74–93. https://doi.org/10.5380/revsbau.v16i4.83602

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana