COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ECOLOGIA DE EPÍFITAS VASCULARES NA PRAÇA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE MAR DE ESPANHA, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i1.69351Resumo
Considerando a importância ecológica das epífitas vasculares e a escassez de estudos em áreas verdes urbanas, objetivou-se avaliar a flora epífita através do estudo da composição florística e sua estratificação vertical na praça Barão de Ayuruoca, no município de Mar de Espanha, Minas Gerais. Os parâmetros calculados foram frequências relativa e absoluta, índice de diversidade de Shannon (H’) e uniformidade de Pielou (J). Foram registradas 49 espécies distribuídas em 17 famílias nas 229 árvores amostradas. As famílias mais ricas encontradas foram Bromeliaceae (nove espécies), representando 52% das ocorrências e Polypodiaceae (sete espécies) e 33% das ocorrências. As espécies mais frequentes foram Tillandsia recurvata e T. tricholepis (Bromeliaceae) encontradas em 186 e 182 forófitos, respectivamente e Pleopeltis pleopeltifolia (Polypodiaceae) em 144. A maioria das espécies se enquadrou na categoria epífita acidental (18 espécies) e a maioria das ocorrências foi na copa das árvores. Desse modo, os resultados reforçam a capacidade de algumas espécies de Bromeliaceae e Polypodiaceae ocorrerem em ambiente com intervenção humana, além da provável interferência da perturbação antrópica nas categorias ecológicas (onde se destacam as espécies acidentais) e estratificação (com maior ocorrência na copa das árvores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
