COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE ANALÂNDIA/SP, BRASIL

Autores

  • Gustavo Torres Galvão da Silva UFSCar https://orcid.org/0000-0002-7933-1034
  • Nicolli Bruna Cabello UFSCar
  • Paulo Henrique Gaem Barbosa UFSCar
  • Larissa de Lima Belinazi UFSCar
  • José Mauro Santana da Silva UFSCar
  • Fiorella Fernanda Mazine Capelo UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i1.68083

Palavras-chave:

Silvicultura urbana, Diversidade, Gestão urbana.

Resumo

O bem-estar e o conforto da população em uma cidade são positivamente afetados com a presença de arborização nas vias públicas. Assim, visto que, os estudos sobre arborização urbana são recentes no Brasil e, o município de Analândia apresenta potencial de conservação ambiental, o objetivo desse trabalho foi quantificar a arborização urbana de Analândia (SP) contribuindo para um plano de arborização e melhoria da cidade. Logo, foi realizado um levantamento censitário da arborização urbana em todas as ruas e avenidas do município de Analândia, com o objetivo de conhecer a composição florística, identificar a origem das espécies e detectar possíveis espécies ameaçadas de extinção. Este estudo foi realizado no período de setembro de 2017 a novembro de 2017. Foram amostradas 1.541 árvores distribuídas em 57 espécies pertencentes a 22 famílias. Do total de espécies, quatro estão referidas na Lista Vermelha da IUCN como tendo algum grau de ameaça. A maioria dos indivíduos (52,76%) e das espécies (42,86%) são nativas do Brasil. O índice de Shannon Wiener (H') foi de 3,19, valor alto se comparado a outros municípios do Brasil. Uma grande variedade de espécies foi observada, havendo dominância de poucas espécies na arborização urbana de Analândia.

Biografia do Autor

Gustavo Torres Galvão da Silva, UFSCar

Estudante de Eng. Florestal pela Universidade Federal de São Carlos e Membro do herbário SORO, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Nicolli Bruna Cabello, UFSCar

Ingressou no curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de São Carlos (2014). Iniciou suas atividades de iniciação científica na área de Botânica em 2015, orientada pela Prof.ª Dr.ª Fiorella Fernanda Mazine. Participa também do grupo de pesquisa do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em co-orientação do Prof.º Drº Alberto Vicentini e Chistopher Dick (UMich), trabalhando com o táxon: Lecythidaceae.

Paulo Henrique Gaem Barbosa, UFSCar

Ingressou no curso de graduação em Engenharia Florestal na Universidade Federal de São Carlos (2014). Tem experiência em botânica e também nos temas ecologia de comunidades vegetais e recuperação de áreas degradadas. Atualmente se interessa em taxonomia integrativa e diversidade das plantas amazônicas, com ênfase nos gêneros Calyptranthes Sw., Marlierea Cambess. e Myrcia DC. (Myrcia s.l., Myrtaceae) nas áreas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF-INPA/SI) em que atua sob orientação de Profa. Dra. Fiorella Fernanda Mazine Capelo (UFSCar) e Dr. Alberto Vicentini (INPA).

Larissa de Lima Belinazi, UFSCar

Estudante de Eng. Florestal pela Universidade Federal de São Carlos e Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologia e Pesquisa Florestal e do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Técnica em administração pelo SENAI (2014).

José Mauro Santana da Silva, UFSCar

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1993), aperfeiçoamento científico em ecologia e entomologia (1994, 1995), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Unesp-Botucatu. Tem experiência nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, Produção de mudas e silvicultura.

Fiorella Fernanda Mazine Capelo, UFSCar

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Botânica pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Eugenia, Myrtaceae.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

da Silva, G. T. G., Cabello, N. B., Barbosa, P. H. G., Belinazi, L. de L., Santana da Silva, J. M., & Capelo, F. F. M. (2020). COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE ANALÂNDIA/SP, BRASIL. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 15(1), 1–12. https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i1.68083

Edição

Seção

Ecologia Urbana