ANÁLISE DE RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES: Tilia tomentosa Moench

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v14i3.67272

Palavras-chave:

Parque urbano, Tomografia de árvore, Avaliação do lenho.

Resumo

Lidar com os riscos inerentes ao processo de arborização nas cidades é o grande desafio para a gestão do espaço urbano. Com o objetivo de analisar o risco de queda de árvores, foi desenvolvido e aplicado formulário de inspeção visual. Foram realizadas tomografias acústicas como ferramenta complementar de avaliação da condição mecânica da estrutura do tronco de árvores. A coleta de dados é relativa a exemplares vivos da espécie Tilia tomentosa Moench, no Parque Dr. Manuel Braga, em Coimbra/Portugal. Os resultados da inspeção visual subsidiaram a seleção dos exemplares submetidos à tomografia acústica e culminaram na classificação das árvores em termos de risco, sugerindo a necessidade de monitoramento dos ramos das árvores. Os resultados obtidos a partir das tomografias acústicas são coincidentes com estruturas consideradas mecanicamente estáveis, mesmo para aquelas visualmente consideradas condenadas. A inexistência de um banco de dados mundial sobre árvores urbanas e as dificuldades inerentes ao diagnóstico contribuem para aumentar a complexidade da análise de risco de queda de árvores, acentuando a necessidade de viabilizar suporte técnico-científico, para garantir prevenção de danos e adequada tomada de decisão quanto à realização de intervenções nas árvores do ambiente urbano. Espera-se com o presente contribuir para estudos de Tilias.   

Biografia do Autor

Ana Luísa Pereira de Carvalho, Universidade de Coimbra

Investigadora na área de anatomia da madeira, Mestre em Biologia. bolsista em Projetos de Pesquisa desde 2013.

Danielly Ferreira, Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental

Analista de Atividades do Meio Ambiente no DF, engenheira florestal formada pela UNB em 2009, trabalha com gestão de recursos naturais e Unidades de Conservação. Mestre em Biodiversidade e Biotecnologia vegetal pela Universidade de Coimbra/Portugal.

Maria Cristina Morais Penas Nabais dos Santos, Universidade de Coimbra, Portugal

Professora e investigadora na área de anatomia da madeira, fitopatologia e outras

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

Carvalho, A. L. P. de, Ferreira, D., & Santos, M. C. M. P. N. dos. (2019). ANÁLISE DE RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES: Tilia tomentosa Moench. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 14(3), 01–16. https://doi.org/10.5380/revsbau.v14i3.67272

Edição

Seção

Silvicultura Urbana