O ENSINO DE BOTÂNICA NO LITORAL DO PARANÁ E AS IMPLICAÇÕES DA ARBORIZAÇÃO URBANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v7i3.66536Palavras-chave:
biodiversidade, conservação, educação básicaResumo
O conhecimento da biodiversidade de forma mais intensa pode contribuir muito com a conservação desta, afinal é muito mais provável que se proteja o que se conhece do que o que não se conhece. Na perspectiva da arborização urbana tem-se dois aspectos importantes com relação ao conhecimento da biodiversidade. O primeiro é que a arborização urbana pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local e o segundo aspecto é que quando a população tem percepção da biodiversidade local ela pode cuidar mais das árvores urbanas e, provavelmente, não se incomodar tanto com questões como rachaduras em calçadas, folhas caídas, dentre outros problemas decorrentes. Diante disso, o presente estudo investigou como tem acontecido o ensino do conhecimento sobre as plantas nas escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná. Constatou-se que ainda é muito incipiente o ensino do conhecimento sobre as árvores da região nas escolas da educação básica. Evidenciou-se também que a arborização urbana contribui para o conhecimento das espécies pelos estudantes e professores o que justifica a importância de se arborizar com nativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.