ESTUDO DE CASO DO CORREDOR ECOLÓGICO E URBANO DO MINDU: MAPEAMENTO DE PASSIVOS AMBIENTAIS DO PARQUE MUNICIPAL DO MINDU, MANAUS-AM
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v7i2.66517Palavras-chave:
Geotecnologias, danos ambientais, gestão de riscosResumo
Nas primeiras incursões operacionais e mesmo administrativas no parque municipal do Mindu, percebeu-se que muitos dados eram coletados e arquivados dispersadamente sem que houvesse algum tratamento ou análise criteriosa sobre os mesmos. Com muitos dados dispersos estabeleceu-se um procedimento de lançamento dos mesmos em um sistema único, escolhendo um que desse a oportunidade de gerar e disponibilizar informações geográficas sobre a área, utilizando, portanto, um SIG livre, o SPRING, por possuir um amplo espectro de recepção para o tratamento dos dados para obtenção de informações precisas sobre a unidade de conservação, a custo zero. O presente trabalho objetivou de forma simples e barata, aperfeiçoar os recursos humanos e materiais, para obter um mapeamento preciso dos passivos ambientais que afetavam o parque municipal do Mindu, direcionando as ações das equipes que compõem a gestão desta unidade de conservação, para concentrar os esforços no que é de maior problemática no presente para garantir a perpetuidade do patrimônio natural existente nesta área protegida a longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
