CARACTERIZAÇÃO MICROCLIMÁTICA DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA – PR E A OCORRÊNCIA DE CAPIVARAS (HYDROCHOERUS HYDROCHAERIS, LINNAEUS, 1766)
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v8i2.66421Palavras-chave:
Áreas verdes, Microclima urbano, Capivara, Termorregulação.Resumo
As áreas verdes são fundamentais em ambientes urbanos, porque além de garantir a proximidade do homem com a natureza, são importantes remanescentes vegetacionais que promovem o equilíbrio microclimático e dão suporte para a conservação da fauna de uma região. No Parque Municipal Tingui na cidade de Curitiba - PR é comum encontrar capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus) em áreas de uso intenso pela população visitante. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as diferenças microclimáticas dos ambientes onde as capivaras ocorrem e sua relação com o comportamento destes animais. Neste sentido, a área do parque foi caracterizada em diferentes ambientes através da predominância de elementos da paisagem, tais como: ambientes de ilhas, de gramado e com árvores esparsas. Em cada um destes ambientes foram coletados dados de temperatura e umidade relativa do ar. Os resultados indicaram que a composição, a disposição da vegetação e a proximidade da água nos ambientes estudados, influenciaram as variações de temperatura e umidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
