OS FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS DO CAMPUS DA UNIFEOB (SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COMO PROPOSTA PARA CONSERVAÇÃO E MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v4i3.66411Palavras-chave:
fragmentos florestais urbanos, mata ciliar, manejo florestalResumo
As florestas estacionais do Estado de São Paulo foram historicamente fragmentadas devido à expansão agrícola, restando apenas remanescentes nos parques e reservas. Nas propriedades particulares são raras as manchas de floresta, mesmo aquelas protegidas por lei em áreas de preservação permanente, como as margens de rios. O presente estudo teve como objetivo identificar a biodiversidade vegetal em fragmentos florestais localizados dentro do perímetro urbano do município de São João da Boa Vista-SP, na Fazenda Prata, analisar seu estado de conservação e seu potencial para manter-se a longo prazo. Durante quatorze meses, foi coletado material botânico de espécies lenhosas, encontrados em estado reprodutivo em visitas mensais. Foram identificadas 48 espécies e 26 famílias botânicas, sendo que 69% das espécies são pioneiras ou secundárias iniciais e nove espécies são exóticas. Os resultados indicam uma baixa diversidade de espécies e o predomínio de espécies iniciais o que caracteriza uma floresta degradada. Recomenda-se que seja elaborado um plano de manejo participativo para a área, de modo a estabelecer as áreas de preservação e de recuperação, além de uma análise da paisagem regional para verificação da possibilidade dos fragmentos florestais, uma vez recuperados, estabelecerem conexões com outros da região, funcionando como corredores ecológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.