LEVANTAMENTO DA BIOMASSA LENHOSA EM PÉ E O CORRESPONDENTE SEQUESTRO DE CARBONO FIXO DOS Pinus elliottii DO PARQUE DA CIDADE DE BRASÍLIA, DF
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v4i3.66409Palavras-chave:
inventário de enumeração total, volume de madeira, urbanização urbanaResumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dendrométrico dos indivíduos arbóreos do Bosque de Pinus elliottii do Parque da Cidade de Brasília. Numa área de 5 ha, através de um levantamento de enumeração total, foram medidas em 996 árvores as variáveis dendrométricas DAP, D10m e altura total a fim de estimar o correspondente volume de madeira. Obtido o volume foi calculada a biomassa lenhosa em pé desses indivíduos e o correspondente seqüestro de carbono fixo. O DAP médio foi igual a 41,31 cm produzindo um total de 2.456,6 m3 de madeira, equivalente a 1.252,9 toneladas de biomassa lenhosa em pé correspondente a 626,45 toneladas métricas de CO2 seqüestrado. Em valores monetários ambientais representariam aproximadamente 15.000 reais. Recomenda-se manter o Bosque de Pinus do Parque da Cidade em rigoroso e correspondente sistema de manejo e administração florestal sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.