EFEITO DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS SOBRE A FENOLOGIA DE Tipuana tipu (BENTH.) O. KUNTZE NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v8i2.66361Palavras-chave:
Ambiente urbano, Fenofases, Temperatura, Precipitação.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo acompanhar as fenofases reprodutivas e vegetativas de Tipuana tipu (Benth.) O. Kuntze, espécie comumente empregada na arborização das ruas de Curitiba, PR. Selecionou-se 15 exemplares da espécie, sendo cinco em área verde (Jardim Botânico), e os outros 10 exemplares na arborização de ruas (cinco no canteiro central e cinco na calçada). Foram medidas as seguintes variáveis dendrométricas: altura total, circunferência à altura do peito (CAP) e diâmetro de copa. A coleta de dados ocorreu quinzenalmente, durante o período de abril/2010 até março/2011. As variáveis meteorológicas relacionadas com as fenofases foram: temperatura, umidade relativa, precipitação e fotoperíodo. As médias das variáveis dendrométricas das árvores no Jardim Botânico foram as maiores. A queda das folhas nas árvores do canteiro e do Jardim Botânico ocorreu na segunda quinzena de agosto, período coincidente com a ausência de precipitação. Os meses com as maiores médias de temperatura e fotoperíodo correspondem ao período de floração de todas as árvores. As árvores situadas na calçada permaneceram mais tempo com folhas. O início das fenofases reprodutivas e vegetativas não apresentou grandes diferenças entre todas as árvores analisadas. Contudo, pelos resultados obtidos, as variáveis meteorológicas influenciaram no período de duração das diversas fenofases.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
