ÁRVORES MATRIZES DE Tabebuia pentaphyla (L.) Hemsl. (Ipê de El Salvador) E Caesalpinia pluviosa DC. (Sibipiruna) EM ÁREA URBANA, SELECIONADAS POR MEIO DE ÍNDICE DE IMPORTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v2i3.66325Palavras-chave:
Silvicultura urbana, seleção de árvores, sustentabilidade florestalResumo
O presente trabalho utilizou conceitos de conservação genética de espécies arbóreas e índice de importância em sistema de banco de dados para avaliar a seleção de matrizes urbanas e conservação genética de indivíduos adaptados ao meio urbano. Duas espécies foram estudadas (Caesalpinia pluviosa DC. e Tabebuia pentaphylla (L.) Hemsl.) pois apresentaram a freqüência mínima para que pudessem ser determinadas as árvores matrizes. Concluiu-se que serão necessárias 50 sementes de cada uma das 50 matrizes para a conservação da diversidade genética presente. As matrizes foram locadas em um mapa do bairro e foram definidos os trajetos de coleta de sementes. Os resultados do estudo de caso mostraram a possibilidade do procedimento de conservação em curto prazo no manejo da floresta urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
