APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NDVI (NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX) EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E SUAS LIMITAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v2i3.66323Palavras-chave:
índice de vegetação, arborização urbana, sensoriamento remoto.Resumo
O objetivo do trabalho foi testar a aplicação do índice de vegetação NDVI em imagens de alta resolução, em toda a área do município de São Paulo. Foram utilizadas imagens do satélite IKONOS II. O programa de geoprocessamento utilizado foi o TNT Mips 6.8, da MicroImages. O índice aplicado foi o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), que tem como variáveis as bandas do vermelho e infravermelho próximo. Notou-se, com a obtenção do índice, uma desigualdade de cores, sendo nítida a presença de faixas que não deveriam ter ocorrido. Tal fato demonstrou a ocorrência de algum tipo de erro, o que impedia a obtenção de um índice que representasse, fielmente, todo o município. Isso ainda é reforçado pelo fato do NDVI ser interpretado por tonalidade de cores, ou seja, a variação na presença de vegetação deve ser representada por uma diferença de cor; um erro gerado no índice, resultando em diferentes faixas de tonalidade, poderia prejudicar a correta interpretação do mesmo. Concluiu-se que, para o Município de São Paulo, com as imagens supracitadas, deve-se atentar quando da aplicação do índice de vegetação NDVI, não sendo possível analisá-lo em toda a extensão do município, mas sim, apenas dentro das faixas específicas geradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
