PRODUÇÃO DE MUDAS POR ESTAQUIA, DE ACALIFA E TUMBÉRGIA, UTILIZANDO COMPOSTAGEM, PREPARADA A PARTIR DE RESÍDUOS DA PODA DA ARBORIZAÇÃO URBANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v5i3.66308Palavras-chave:
composto orgânico, podas, substratos, espécies ornamentaisResumo
As pesquisas por novos substratos para a produção de mudas em embalagens têm se intensificado nos últimos anos. Com o objetivo de avaliar o uso do material resultante da compostagem dos resíduos da poda na produção de mudas, foi montado um experimento que teve por objetivo testar seis substratos na produção por estaquia de duas espécies ornamentais. Na condução do mesmo, foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições em esquema fatorial 6 x 2, formado pela combinação de seis substratos (100% solo, 100% composto da poda, 100% substrato comercial, 30% varrição de ruas e avenidas + 70% composto da poda, 40% saibro + 60% composto da poda e 30% areia + 70% composto da poda) e duas espécies ornamentais: Acalypha amentacea Roxb. ssp. wilkesiana (Müll. Arg.) Fosberg (acalifa) e Thunbergia erecta (Benth.) T. Anderson (tumbérgia). Foram medidas a altura das plantas, número de brotações, diâmetro total das brotações, matéria seca e verde da parte aérea e radicular. Os resultados apresentados foram promissores, indicando que o composto da poda apresentou os melhores resultados e pode ser utilizado na produção de mudas, possibilitando uma reciclagem destes resíduos e maior economia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.