COMPARAÇÃO DE ÍNDICES E ESPACIALIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL ARBÓREA DOS BAIRROS CENTRO DE DUAS METRÓPOLES BRASILEIRAS: BELO HORIZONTE E PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v5i1.66245Palavras-chave:
cobertura vegetal, qualidade ambiental, configuração.Resumo
O objetivo deste trabalho é comparar os índices de cobertura vegetal arbórea dos bairros Centro de Porto Alegre/RS e de Belo Horizonte/MG. Como objetivos específicos, buscou-se mapear, quantificar e analisar a cobertura vegetal de porte arbóreo dos bairros em estudo, bem como, analisar a distribuição desta vegetação nos referidos bairros. Para isto, quantificou-se através do aplicativo MapInfo Professional versão 8.5, toda a cobertura vegetal de porte arbóreo visível nas escalas das imagens utilizadas. No sentido de caracterizar a configuração da cobertura vegetal, foi utilizado o modelo proposto por Jim (1989). Os resultados apontaram que o índice de cobertura vegetal de porte arbóreo encontrado para o bairro Centro de Porto Alegre é de 8,02% e o índice do bairro Centro de Belo Horizonte é de 12,57%. O índice de cobertura vegetal de porte arbóreo m²/hab em Porto Alegre foi de 4,65 m²/hab, enquanto para Belo Horizonte obteve-se o resultado de 15,68 m²/hab. Quanto à configuração da cobertura vegetal, encontrou-se para Porto Alegre a predominância da forma isolated, com predominância da variável clustered, sendo que para Belo Horizonte verificou-se também a forma isolated como predominante, com maior área do bairro ocupada pela variável clustered.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.