MAPEAMENTO E QUANTIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL EM ÁREAS PERIFÉRICAS NA CIDADE DE PARAGOMINAS - PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v14i1.65254

Palavras-chave:

Drone, Loteamentos, Vegetação

Resumo

Um importante mecanismo envolvido no avanço da urbanização é a substituição de áreas de vegetação por equipamentos urbanos, ação que se torna mais crítica nas periferias, onde a execução do planejamento urbano e a manutenção das condições de conforto e qualidade ambiental tendem a ser mais deficientes. Dado isto, esta pesquisa objetivou aplicar a técnica de uso de drone para mapear e quantificar a cobertura vegetal em três loteamentos periféricos localizados na cidade Paragominas-PA, de modo a avaliar a proporção de cobertura vegetal em cada um, determinar o Índice de Cobertura Vegetal por Habitante (ICVH) para cada loteamento e analisar a distribuição espacial desta vegetação. Para tanto, realizou-se um levantamento aéreo de imagens com utilização de drone, a serem posteriormente processadas para extração da máscara de cobertura vegetal nos softwares Agisoft Photo Scan e ArcMap 10.1. Foram verificados percentuais e índices de cobertura vegetal por habitante de 13,26% e 5,05 m2/hab para o loteamento Laércio Cabeline, 8,16% e 3,30 m2/hab para o Jardim Atlântico e 5,57% e 10,28 m2/hab para o loteamento Ouro Preto.  Observou-se também que a maior parte da vegetação presente nas áreas em estudo fica localizada em quintais, distribuídos por todo o espaço mapeado. O Uso do drone possibilitou um levantamento satisfatório da cobertura vegetal. 

Biografia do Autor

Lucimar Costa Pereira, Universidade do Estado do Pará

Discente do curso de Pós graduação em geografia pela Universidade Federal do Pará. Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará - Campus VI Paragominas. Foi Monitora do Laboratório de Qualidade Ambiental do campus VI da Universidade do Estado do Pará (2016 e 2018) e estagiária na empresa Singeo Soluções em Georreferenciamento. 

Maycon Viana Balbino

Engenheiro Ambiental Pela Universidade do Estado do Pará. Foi estagiário da empresa Singeo Soluções em Georreferenciamento.

Nayara do Socorro Nascimento Farias

Engenheira Ambiental Pela Universidade do Estado do Pará.

Lorena Saraiva Viana

Engenheira Ambiental Pela Universidade do Estado do Pará.

Maria Renata da Rocha Xavier

Engenheira Ambiental Pela Universidade do Estado do Pará.

Denison Lima Correa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atua na Área de geotecnologias e Topografia . Tem experiência na área de Ciências Florestais, com ênfase em Geoprocessamento. Técnico em Agrimensura Pelo Instituto Federal do Pará e graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Possui experiência em Sensoriamento Remoto com trabalhos desenvolvidos sobre uso e ocupação do solo e analise de cobertura Vegetal, Atua em consultorias e instruções de cursos voltados a atender a demanda da região. Atualmente é Sóciol da SINGEO-SOLUÇÕES EM GEORREFERENCIAMENTO E AVALIAÇÕES LTDA onde trabalha como Engenheiro na Área de Geomensura.. Foi professor substituto da UFRA campus de Paragominas e de Capitão Poço (2014-2016), Foi Professor também na Universidade do Estado do Pará com disciplinas ministradas de Geoprocessamento e Avaliação e Periciais Rurais (2017). Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Mestre em Recurso Hídricos na Universidade Federal do Pará. Atuou como analista de campo pelo Projeto Rural Sustentável. IABS/BID (2017-2018) Professor convidado da Universidade Federal do Pará ministra Ajustamento de Observações, Geoestatística e Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2018), Recentemente foi aprovado no concurso substituto para a Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Engenharia onde irá atuar como professor substituto

Tulio Marcus Lima da Silva

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Resíduos Sólidos, saúde ambiental e impactos ambientais da cultura da palma de óleo. É Mestre em Geociências-Área de Concentração: Geoquímica Ambiental, pela Universidade Federal Fluminense. Possui experiência profissional nas seguintes áreas: Educação Ambiental, diagnósticos socioambientais, consultoria ambiental para licenciamento, docência em nível técnico e superior, treinamentos em geoprocessamento e elaboração de mapas temáticos. Atualmente é docente integrado ao Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará, onde desenvolve pesquisa, ensino e extensão nos campos da gestão de recursos naturais, legislação ambiental, gestão de recursos hídricos, compostagem de resíduos sólidos orgânicos e geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Costa Pereira, L., Viana Balbino, M., do Socorro Nascimento Farias, N., Saraiva Viana, L., da Rocha Xavier, M. R., Lima Correa, D., & Lima da Silva, T. M. (2019). MAPEAMENTO E QUANTIFICAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL EM ÁREAS PERIFÉRICAS NA CIDADE DE PARAGOMINAS - PA. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 14(1), 14–28. https://doi.org/10.5380/revsbau.v14i1.65254

Edição

Seção

Paisagismo e Paisagem Urbana