PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA EM REGIÕES DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE BAURU-SP
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i4.65135Palavras-chave:
Qualidade de vida, Planejamento Urbano, Vias públicas.Resumo
A arborização urbana compreende toda e qualquer vegetação arbórea em espaços públicos e privados de uma cidade. Quando executada com planejamento adequado, pode gerar benefícios nos âmbitos ecológico e social. Com o objetivo de comparar a percepção ambiental dos moradores em relação à arborização urbana do município de Bauru-SP, foram selecionados dois bairros em regiões distintas da cidade. Em cada uma das áreas, aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas a 106 participantes escolhidos de forma aleatória, no qual pretendeu-se determinar o perfil dos entrevistados, bem como a opinião destes em relação à arborização do seu bairro, suas vantagens e desvantagens, a responsabilização do manejo das árvores, entre outros. Os resultados obtidos indicaram que, no bairro situado na zona sul da cidade, a maioria (59%) dos entrevistados sabe o significado de arborização urbana e demonstra interesse em contribuir financeiramente para ações de plantio e manutenção, enquanto que no bairro localizado na região norte, a minoria (38%) possui algum conhecimento sobre o assunto, apresentando uma menor disponibilidade para melhorias na arborização do bairro. A percepção da arborização entre os bairros foi distinta, sendo que 59% dos moradores do bairro Parque Jardim Europa mostraram conhecimento sobre arborização, contra 38% do bairro Parque Santa Edwiges, e algumas dessas razões podem ser derivadas da ação do poder público local, do grau de instrução dos moradores, poder aquisitivo entre outros fatores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.